Desmistificando o funcionamento de uma UTI

Edição de áudio

O podcast Ressonância desse mês conta como é o dia a dia dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de um hospital. Para muita gente, a UTI é um lugar inóspito e cheio de aparelhos. Para outros, a retaguarda necessária para a recuperação de uma cirurgia. O entrevistado é o médico intensivista e coordenador da UTI de Emergência do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, Thiago Martins Santos.

O medo da UTI é algo bem comum entre pacientes e familiares. Mas nem todos os pacientes vão para a UTI. Há critérios bem definidos. Cada pessoa é um universo em si e o ambiente de uma UTI não precisa ser desumano. Se ficarmos olhando apenas para os aparelhos, perdemos a chance de fazer o prognóstico para onde aquele paciente está caminhando”, diz Thiago. O especialista da Unicamp também abordou questões como morte encefálica, suporte de vida e outros dilemas que rondam o imaginário popular.

Ressonância é um podcast em parceria do HC da Unicamp com a SEC Rádio e TV Unicamp. O podcast aborda assuntos de saúde de interesse geral da população, campanhas e entrevistas com especialistas do hospital. A edição desse mês está disponível no YouTube e plataformas de streaming como Spotify, Deezer e outros. Ouça também as demais entrevistas na playlist do HC da Unicamp.

twitter_icofacebook_ico