Universidade de Coimbra quer ampliar colaborações com a Unicamp

##
O reitor da Unicamp Antonio Meirelles e o professor Osvaldo Manuel Silvestre, da Universidade de Coimbra: desenvolvimento conjunto de pesquisas em diversas áreas

O reitor da Universidade de Campinas, Antonio José de Almeida Meirelles, recebeu na tarde de segunda-feira (22) o professor Osvaldo Manuel Silvestre, diretor do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Universidade de Coimbra. Na audiência, eles discutiram possibilidades de colaborações e o desenvolvimento conjunto de pesquisas em diversas áreas, desde clima e riscos de sismos até artes e cinema.

Silvestre – que entre os dias 29 e 31 deste mês participa de Colóquio Internacional sobre Modernismo na Unicamp – lembrou que, desde 2016, está em vigor um convênio de estudos brasileiros firmado entre as universidades. O professor sugeriu novas modalidades de cooperação, afirmando que Coimbra tem interesse em pesquisas conjuntas com o Instituto de Geociências e em estimular o intercâmbio entre jovens docentes e estudantes de doutorado dos dois países.

Silvestre sugeriu, ainda, a formalização de parceria das editoras das duas universidades. Para o professor, os livros de uma poderiam ser editados pela outra e as duas poderiam realizar coedições. Propôs a criação, na Unicamp, de um curso de mestrado em estudos africanos e pediu cooperação que envolva o Instituto de Artes e pesquisas sobre cinema.

Osvaldo Manuel Silvestre
O professor Osvaldo Manuel Silvestre participará do Colóquio Internacional sobre Modernismo na Unicamp, entre os dias 29 e 31 de agosto

O reitor afirmou o interesse da Unicamp em ampliar a parceria. Para ele, novas colaborações serão benéficas para as duas instituições. Meirelles lembrou que a Unicamp deseja ampliar o intercâmbio de estudantes, docentes e pesquisadores e que faz parte de seu programa de governo a criação de um Centro de Estudos Afro-Brasileiros.

O professor Alfredo César Melo, da Diretoria Executiva de Relações Internacionais da Unicamp, também participou do encontro. Melo deverá fazer a articulação entre o representante da Universidade de Coimbra e os diversos núcleos e departamentos da Unicamp.

Patrimônio Mundial da Unesco

Considerada uma das mais antigas do mundo, a Universidade de Coimbra completa 732 anos em 2022. Com um patrimônio material e imaterial único, fundamental para a história da cultura científica europeia e mundial, é desde 2013 Património Mundial da Unesco. Hoje, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades – Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física – e mais de 22 mil alunos.