Anais estão disponíveis para download

Foram publicados os Anais do 8º Seminário de Inovações Curriculares da Unicamp. O evento foi promovido em novembro de 2021 pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), por meio do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2) e pelo Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE). Com 341 páginas, a obra reúne 35 artigos e 120 resumos de trabalhos apresentados por pesquisadores de todo o país acerca do tema central do evento, "Diálogos sobre Extensão e Ensino". A publicação está disponível para download no site do EA2.

Acesse aqui os Anais

Os trabalhos apresentam experiências de docentes e instituições de ensino superior na integração de atividades de extensão universitária em componentes curriculares. São ações desenvolvidas em áreas como agroecologia, alfabetização, matemática, saúde e direito, envolvendo desde a aplicação de metodologias ativas de ensino até o uso de recursos como histórias em quadrinhos e produção de podcasts.

"Dada a importância do evento no cenário nacional, a maioria dos participantes enviou textos completos para o Seminário. Houve uma análise criteriosa, realizada por uma comissão de professores e pesquisadores de diversas universidades, que verificou o potencial teórico-metodológico dos trabalhos", explica Arnaldo Pinto Junior, coordenador do EA2.

O 8º Seminário de Inovações Curriculares foi realizado de forma inteiramente virtual e contou com 1677 participantes, o maior público de todas as edições. Cerca de 80% dos participantes são membros de instituições públicas de ensino. No total, foram realizadas 12 oficinas, 57 comunicações orais de trabalhos e 60 apresentações digitais de pôsteres.

"Com a publicação dos Anais, conseguimos dar visibilidade a essas pesquisas e experiências acumuladas em salas de aula e outros processos formativos. Também é uma possibilidade para que professores e pesquisadores tenham referências para avançar", comenta o coordenador.

Inovações curriculares 2021 terá como tema a integração da extensão universitária nos cursos de graduação

Seminário Inovações Curriculares 2021 teve recorde de público

Comunidade Interna