Inovações curriculares 2021 terá como tema a integração da extensão universitária nos cursos de graduação

##

Ao chegar à oitava edição e décimo sexto ano de realização, o seminário bianual “Inovações Curriculares” procura incorporar tanto demandas advindas das políticas públicas educacionais quanto discussões mais abrangentes da formação acadêmica nos últimos tempos. O evento será realizado nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2021, é gratuito e já está com inscrições abertas para participação e submissão de resumos. Contará com mais de 30 palestrantes, de diversas áreas e instituições do Brasil, além de 12 oficinas, em 3 dias repletos de atividades. Para saber mais e se inscrever, o site está disponível neste endereço. O seminário está sendo organizado pelo EA2, Grupo Gestor de Tecnologias Educacionais (GGTE) e Pró-Reitoria de Graduação.

Neste ano, o evento tem em vista a Resolução CNE/CES n° 7/2018, que estabelece diretrizes para a extensão nas Instituições de Ensino Superior (IES) do país, definindo princípios, fundamentos e procedimentos a serem observados em seu planejamento, gestão e avaliação. Portanto, o seminário abre espaços para análises, reflexões e debates sobre concepções de extensão e ensino, experiências desenvolvidas em distintas IES e projetos de integração que possam contribuir com a temática em pauta. Nesse sentido, também serão discutidas propostas de ensino e avaliação para a educação superior que consideram o uso de recursos tecnológicos e perspectivas metodológicas voltadas para a temática da inovação curricular.

Os coordenadores do evento, professores Gildo Girotto Jr e Arnaldo Pinto Jr.: tema em 2021 é o diálogo entre o ensino e a extensão

Devido às restrições da pandemia, o evento teve que ser totalmente repensado em termos organizacionais. Originalmente presencial, neste ano será realizado por meio de plataforma digital e videoconferências online síncronas. Apesar da mudança na forma de execução, sua essência continua a mesma, contando com diversas conferências, mesas-redondas, apresentações culturais, oficinas e apresentações de trabalhos, na forma de pôsteres e comunicações orais.

Ao destacar a integração da extensão universitária na forma de componentes curriculares nos cursos de graduação, as discussões e trabalhos articulam-se em torno de quatro eixos: Extensão, integração social e formação profissional; Extensão, avaliação discente e docente; Extensão, ensino e os significados da integração curricular e Extensão e políticas públicas. No âmbito da Unicamp, o debate sobre a extensão e ensino já vem de iniciativas anteriores da Pró-Reitoria de Graduação, da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura e do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2 - organizador e realizador do evento). Tais iniciativas ocorreram entre 2019 e 2020, quando foram realizadas diversas palestras, rodas de conversa e encontros junto aos coordenadores de graduação, preocupando-se com a excelência acadêmica e com as características próprias da Universidade. O VIII Inovações Curriculares recupera estas discussões e procura criar um espaço de compartilhamento junto às outras IES que passam por processos semelhantes.

De acordo com os coordenadores do evento, os professores Arnaldo Pinto Jr. (Coordenador do EA2) e Gildo Girotto Jr (Coordenador Associado), ao convidar docentes, discentes e gestores de várias regiões do Brasil para dialogar sobre as concepções, experiências e projetos de extensão integrados ao ensino, esta edição do Seminário “reafirma a importância da produção e divulgação científica realizada pelas universidades, sempre em articulação com as comunidades em geral. Tendo em vista as distintas realidades socioculturais e os desafios advindos das constantes transformações vividas em nosso país, a oitava edição do “Inovações Curriculares” foi organizada para compartilharmos experiências de atuação na educação superior que fortaleçam a relação entre universidade e sociedade dentro do marco legal da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão”.

##

Evento será realizado no formato online nos dias 23, 24 e 25 de novembro e será gratuito. Estão abertas as inscrições para participação e submissão de resumos de instituições de todo Brasil

Comunidade Interna