Cursinho Pirabixo volta ao formato presencial

O Cursinho Pirabixo, mantido pelos alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, retomou as aulas presenciais. Nos últimos dois anos, devido à pandemia de Covid-19, as aulas foram oferecidas de forma remota. Nesse período, o cursinho chegou a ter 400 alunos matriculados através da plataforma Microsoft Teams. Atualmente, há 100 vagas disponíveis aos interessados. Neste ano, uma política de cotas irá garantir maior equidade entre os candidatos, com 30% das vagas são destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas e indígenas.

O cursinho conta com um significativo número de aprovações em universidades públicas do país, além de bolsas integrais em instituições particulares. Em 2022 já foram registradas 12 aprovações em universidades como Unicamp, USP e Unesp, informam os coordenadores Michelly Gonçalves e Vitor Boralli. A lista completa pode ser consultada abaixo.

Coordenadores Vitor Boralli e Michelly Gonçalves: Significativo número de aprovados em universidades

Muitos alunos de cursinhos comunitários acabam integrando o corpo docente de cursos semelhantes nas instituições em que ingressam. É o caso de Joice Pequeno da Silva, de 19 anos, aluna do segundo ano da FOP e uma das coordenadoras do Pirabixo. “O cursinho significou para mim esperança. Mesmo com um cenário instável, acreditava na minha aprovação, pois havia uma equipe fantástica se esforçando para entregar um conteúdo de excelência aos alunos. Pude também participar de palestras, simulados e revisões que me ajudaram na preparação para as provas. Aprendi muito, inclusive a me organizar na hora de estudar. Sou muito grata a toda a equipe do cursinho. Eles foram fundamentais para a realização do meu sonho: ingressar na FOP”, disse.

Entre 2015 e 2021, o cursinho recebeu apoio financeiro em projetos submetidos pela professora Fernanda Marcondes, aprovados em editais da Pró-reitoria de extensão e cultura da Unicamp. Foram oferecidas bolsas para alunos da FOP que atuam como professores e coordenadores do Pirabixo e verba para compra de livros e material de informática e escritório.

A docente também encaminhou à Coordenadoria de Graduação da FOP proposta de criação de disciplinas para que os alunos que atuam como professores e coordenadores possam contabilizar em seu histórico acadêmico a carga horária dedicada a essa atividade de extensão. Estima-se que as disciplinas tenham início em 2023, no contexto da curricularização da extensão.

O cursinho popular Pirabixo é uma ação voluntária desenvolvida por alunos do curso de graduação da FOP. Ele atende jovens carentes, oriundos de escolas públicas da cidade de Piracicaba, sem possibilidades de pagar curso pré-vestibular, e que muitas vezes desistem do ingresso no ensino superior devido à limitação financeira.

Fundado há cerca de 15 anos, o Pirabixo sofreu algumas interrupções em suas atividades. Reativado em 2014, desde então tem funcionado de forma contínua. A participação dos acadêmicos de Odontologia no projeto é uma oportunidade para seu desenvolvimento pessoal e envolvimento social.

Lista de aprovadosem universidades até início de março:

• Vitoria Chinelatto Vieira  Esalq-USP (Ciências dos Alimentos)

• Sabrina Vieira de Almeida  Esalq-USP (Economia). Fatec (Logística).

• Madson Oliveira Rocha - Agronomia (Esalq USP). Agronomia (Ufpel). FURG (Gestão Ambiental).

• Ryan Miguel de Sousa – USP (Química. Licenciatura e bacharelado)

• Gabrielly Torres dos Santos  Unifesp (Farmácia)

• Maria Eduarda Antoniolli  Esalq-USP (Administração). Unicamp (Administração).

• Maria Julia Camargo Queiroz - Unesp (Serviço Social). Ufscar (Pedagogia).

• João Victor Vieira Ribeiro  USP (Engenharia Química)

• João Vitor Ferro - Unesp (Fonoaudiologia).

• Luana Vanessa Ribeiro  Unesp (Medicina Veterinária)

• Madson Oliveira Rocha Esalq-USP (Agronomia). Ufpel (Tecnologia em Saneamento Ambiental). Unicamp (Gestão Ambiental). FURG (Gestão Ambiental).

• Isabelle Arquejada - Anhanguera (Enfermagem). Bolsa ProUni. Anhembi Morumbi (Fisioterapia. Bolsa ProUni).

Matéria original publicada no site da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).

Mantido pelos alunos da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP), cursinho tem 100 vagas disponíveis aos interessados

Comunidade Interna