Cotuca retorna ao prédio próprio após reforma

Autoria

O Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) da Unicamp está em processo de mudança para o seu prédio próprio na rua Culto à Ciência. O retorno foi viabilizado após a reforma do local, realizada graças a uma parceria entre a Unicamp e a Campinas Decor. No dia 4 de março, às 10h, haverá a reinauguração do prédio, que tem 23 salas de aula, 21 laboratórios de ensino, biblioteca, refeitório, áreas de convivência e administrativas. No dia 7 de março tem início o semestre letivo, com retorno presencial escalonado.

“Estamos ansiosos para poder voltar a oferecer os 17 cursos técnicos e 4 especializações técnicas em nosso espaço – voltando com a unidade de ensino da Unicamp para a região central de Campinas”, afirma a diretora do Cotuca, Vanessa Petrilli Bavaresco. Segundo a diretora, a mobilização para a mudança teve início na primeira semana de janeiro.

A professora agradece às gestões dos reitores Marcelo Knobel e Antonio José de Almeida Meirelles, à Campinas Decor e aos órgãos da Unicamp envolvidos no processo de readequação do prédio. “Hoje estamos aqui com os funcionários e alunos organizando os espaços. É emocionante ver a alegria e amor de todos por este Colégio”, diz.

Início do semestre letivo

O semestre letivo do Cotuca tem início no dia 7 de março. Para a data, está prevista a apresentação do novo espaço e o acolhimento dos alunos. "A volta presencial será feita de forma escalonada, respeitando os protocolos de segurança.", explica o diretor de ensino, Luiz Seabra. A programação para o acolhimento dos estudantes está sendo elaborada pela Equipe Pedagógica, Equipe de Mentoria, juntamente com a Direção de Ensino e Coordenação Pedagógica.

O prédio

Localizado na Rua Culto à Ciência, na região central de Campinas, o chamado “Complexo Bento Quirino” foi concluído em 1918 pelo engenheiro e arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo. A construção foi realizada com a recomendação de que ali funcionasse um colégio técnico, conforme testamento do vereador abolicionista Bento Quirino dos Santos, falecido em 1915. Em 1967 o Cotuca foi fundado e passou a funcionar nas instalações.

Em 2014, a comunidade do Cotuca precisou deixar o espaço devido a problemas no prédio. Em 2020, teve início a reforma do local, viabilizada por meio de parceria entre a Unicamp e a Campinas Decor.

Público poderá visitar o prédio do Cotuca durante a mostra Campinas Decor

Mobilização para o retorno ao prédio próprio acontece desde início de janeiro

Imagem de capa
A reinauguração ocorre no dia 4 de março e o início das aulas no dia 7