Estudo realizado na UTI Pediátrica do HC é premiado em congresso paulista

O estudo “Early detection of acute kidney injury in critically ill children: Predictive value of arterial renal Doppler assessment”, realizado na UTI Pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp, foi eleito melhor trabalho pediátrico do XVII Congresso Paulista de Terapia Intensiva (Copati), realizado de forma virtual em setembro passado

A pesquisa avaliou o uso do ultrassom Doppler renal para prever a ocorrência de insuficiência renal aguda em crianças internadas em ventilação mecânica. Os exames foram realizados a beira leito pelo médico intensivista e puderam prever, com boa acurácia, a lesão renal.

O estudo faz parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) da residente em medicina intensiva pediátrica Aline Vasconcelos de Carvalho. A orientação foi do médico assistente da UTI Pediátrica do HC, Tiago Henrique de Souza. Os demais autores do estudo são: Roberto José Negrão Nogueira, Marcelo Barciela Brandão, Isabel de Siqueira Ferraz e Fabiane Mendes de Souza.

A equipe da UTI Pediátrica do HC também recebeu mensagens de congratulações pelo prêmio. O chefe do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, Sérgio Tadeu Marba, registrou que "o Departamento de Pediatria parabeniza a equipe pelo prêmio recebido e estimula todo corpo docente a produzir trabalhos científicos de qualidade".

O superintendente do HC Unicamp, Antonio Oliveira Filho, destacou que o hospital é um campo importante para a pesquisa em saúde desenvolvida na Unicamp. "A equipe da UTI Pediátrica do HC é um exemplo dessa interface entre ensino, pesquisa e ensino de qualidade, e um orgulho para o hospital. Parabéns a todos que participaram desse estudo", disse Antonio.

Essa é a terceira vez consecutiva que estudos da UTI pediátrica do HC recebem prêmio em eventos científicos de terapia intensiva. Na última edição do Copati e do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), a equipe do HC já havia sido premiada.

Leia também:

Pesquisa sobre uso da ultrassonografia para avaliação nutricional de crianças internadas na UTI do HC ganha prêmio

Prêmio Melhor Trabalho Pediátrico do XVI Congresso Paulista de Pediatria

Matéria original foi publicada no site do HC da Unicamp.