Assembleia marca lançamento do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022

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Uma assembleia virtual realizada na noite de quarta-feira (22/9) marcou o lançamento do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN 22), iniciativa voltada para mobilizar os alunos da Unicamp na busca de soluções para problemas que afligem a sociedade, seja em âmbito local, nacional ou global. No encontro, com duas horas de duração, os estudantes apresentaram suas ideias em uma ampla gama de temas, em concordância com o espírito do projeto.

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Assembleia virtual marcou o lançamento do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN 22)

A interdisciplinaridade é o grande diferencial do ENESIN 22, uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) e a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp. O projeto aposta na capacidade dos jovens de se reunirem sem as amarras de disciplinas compartimentadas para discutir questões e somar esforços em áreas complementares.

O espaço virtual proporcionou um encontro democrático entre professores e alunos, que puderam expor e discutir esboços de projetos, ouvir sugestões, encaminhar dúvidas e propor questões para as próximas assembleias. A informalidade do debate permitiu um diálogo franco, dentro da proposta de horizontalidade no processo de participação.

Partindo do princípio de que a menor burocracia facilita a condução do projeto, a organização, que não havia fixado prazo para inscrições de grupos e propostas, decidiu no dia 22, em acordo com os presentes, criar um fórum de livre expressão para os participantes do ENESIN 22. O objetivo é impulsionar a troca de ideias e a formação de grupos. A assembleia decidiu também estender a chamada a estudantes de outras universidades, segundo formato a ser definido.

Gustavo Vasques, aluno no curso de Engenharia de Controle e Automação, foi um dos que se manifestaram na assembleia inaugural. Ele descreve como inspiradoras as falas do reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, sobre a necessidade de ampliar o diálogo e olhar os problemas sob diferentes ópticas, e do professor José Mario Martinez, presidente do Conselho Científico e Cultural do IdEA, sobre a importância da abordagem multidisciplinar.

“Antes da reunião, não sabia como encontraria pessoas interessadas em meu projeto, agora meu grupo já tem quatro pessoas com visões muito interessantes sobre o problema, visões que nem passavam pela minha cabeça”, comemorou Vasques.

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No encontro, com duas horas de duração, os estudantes apresentaram suas ideias em uma ampla gama de temas, em concordância com o espírito do projeto

Na sessão de abertura, o reitor afirmou que, historicamente, a Unicamp tem na inovação e na integração das diversas áreas do conhecimento alguns de seus alicerces. O diferencial do ENESIN, apontou Meirelles, seria estimular esse ímpeto desde a graduação. “Promover essa cultura da interdisciplinaridade e da cooperação na graduação é uma iniciativa inovadora, que complementa a vocação da Unicamp para olhar os problemas de uma forma mais sistêmica e holística. Fico feliz de ocupar, nesse momento, o papel de reitor da Unicamp para testemunhar a energia e o potencial que podemos despertar com essa iniciativa”, declarou o reitor.

Um dos idealizadores do projeto, José Mario Martinez, do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC), definiu o ENESIN como “um convite para pensar”, tendo como ferramentas a ciência, a reflexão, a razão e a liberdade na geração de ideias. Em sua fala, Martinez propôs um exemplo - os problemas que cercam uma praça abandonada - para mostrar a enorme diversidade de disciplinas que podem ser envolvidas nos problemas mais corriqueiros. “A assembleia foi um excelente começo. Vários alunos se manifestaram, descreveram projetos com diferentes graus de detalhamento e fizeram perguntas e sugestões que deram sabor de verdadeira assembleia ao encontro”, disse o matemático, que é professor emérito da Unicamp.

Para o coordenador do IdEA, Christiano Lyra Filho, docente da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), o trabalho multidisciplinar precisa começar cedo, abordando temas relevantes para a formação do senso crítico, por meio da discussão entre alunos de graduação e pós-graduação com perspectivas diferentes. “Uma recente iniciativa que chegou ao IdEA, por exemplo, é o Grupo de Pesquisa e Ação em Conflitos, Riscos e Impactos Associados a Barragens, tema sobre o qual conversaremos ao longo do ano. O grupo é formado por geólogos, sociólogos, matemáticos, psicólogos e linguistas e nasceu após o acidente de Brumadinho, evento que afetou a vida, a economia e as relações familiares. ”

A interdisciplinaridade é o grande diferencial do ENESIN 22, uma parceria entre o IdEA e a SEC
A interdisciplinaridade é o grande diferencial do ENESIN 22, uma parceria entre o Instituto de Estudos Avançados (IdEA) e a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) da Unicamp

A construção dessa cultura interdisciplinar é o principal desafio da Universidade na opinião do secretário executivo de Comunicação, Marcos Aparecido Lopes, professor do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Segundo Lopes, “o ENESIN vem em um momento mais que oportuno, e nós da SEC temos a certeza de que será o primeiro de um conjunto de parcerias para reafirmar o papel de destaque da nossa Universidade. Mas isso só será possível com a criação de projetos inovadores, que articulem as diferentes áreas de saber da nossa instituição e que se comuniquem com os vários ambientes, internos e externos, da nossa comunidade. ”

A mestranda Louise Trivizol, do Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática, pretende incorporar colegas de outras instituições ao seu projeto no ENESIN. Sua proposta abrigará pessoas vindas de áreas como educação ambiental, arquitetura, artes dramáticas e biologia. A vocação para multiplicidade disciplinar já faz parte do programa ao qual pertence, que integra quatro unidades acadêmicas: Faculdade de Educação, Instituto de Física, Instituto de Geociências e Instituto de Química.

A professora Juliana Freitag Borin, do Instituto de Computação, sugeriu o uso de um sistema computacional que está sendo desenvolvido por seus alunos, uma espécie de vitrine de projetos, para facilitar a composição dos grupos. Ela aludiu também ao Espaço Plasma de coworking como um ambiente colaborativo à disposição da comunidade da Unicamp. O Plasma conta com 730 m² cobertos e 180 m² de pátio descoberto e pode abrigar mais de 200 pessoas, com sala de reuniões, espaço maker, miniauditório e espaço de gravação.

A vocação interdisciplinar, surgida já no nascimento da Unicamp, está contemplada em seu projeto urbanístico, que facilita a circulação entre institutos, nas disciplinas extracurriculares e no uso integrado de suas bibliotecas, destacou a professora Isabella Tardin Cardoso, coordenadora adjunta do IdEA. Docente do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Cardoso recordou sua formação como aluna do filósofo Fausto Castilho (1929-2015), fundador da área de ciências humanas da Unicamp. “O professor Castilho nos explicou a planta arquitetônica da Unicamp e nos lembrou que, tanto o desenho do arquiteto João Carlos Bross, como o logotipo feito a partir dele, já eram um convite à intercomunicação.”

Os grupos poderão agregar alunos de graduação, pós-graduação ou extensão, e recorrer à colaboração de professores, pesquisadores ou funcionários da Unicamp, ou mesmo profissionais externos à Universidade
Os grupos poderão agregar alunos de graduação, pós-graduação ou extensão, e recorrer à colaboração de professores, pesquisadores ou funcionários da Unicamp, ou mesmo profissionais externos à Universidade

As inscrições para a primeira edição do ENESIN foram abertas no dia 15/9 no site do Idea. Ali os interessados podem encontrar mais detalhes sobre a iniciativa. Entre os temas já propostos pelos alunos há, por exemplo, projetos de governança pública, intervenções urbanas, saúde pública, atendimento à população em situação de rua, saneamento básico, educação, economia e empoderamento de minorias. Os estudantes terão um ano para conceber, discutir e elaborar os projetos, em equipes de três a seis integrantes, preferencialmente de disciplinas distintas.

Os grupos poderão agregar alunos de graduação, pós-graduação ou extensão, e recorrer à colaboração de professores, pesquisadores ou funcionários da Unicamp, ou mesmo profissionais externos à Universidade. A cada dia 22 ocorrerão assembleias que permitirão aos participantes conhecer interessados em colaborar, propor ações inovadoras e ouvir profissionais das mais diversas áreas.

Nesta primeira etapa, os candidatos que ainda não conseguiram se reunir em grupos têm a alternativa de se inscreverem individualmente, com uma proposta simplificada de projeto, mas a futura equipe deverá contar com pelo menos três pessoas. No segundo semestre de 2022 o ciclo de trabalhos será concluído com a apresentação de pôsteres, entrega de certificados e premiações, em um evento cuja estrutura ainda se encontra em elaboração.

A próxima assembleia mensal do ENESIN 22, ainda no modelo virtual, será no dia 22 de outubro. As dúvidas podem ser enviadas para a coordenação do ENESIN por meio do endereço eletrônico enesin@unicamp.br.

Veja como foi a assembleia inaugural do Encontro Estudantil Interdisciplinar 2022 (ENESIN 22):

 

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Evento foi o primeiro do projeto que terá um ano de duração. Inscrições ainda podem ser feitas

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