Unicamp mantém-se como segunda melhor universidade do país, segundo ranking internacional THE

Autoria

A Unicamp manteve a segunda colocação entre as universidades brasileiras no ranking mundial da consultoria britânica Times Higher Education (THE) 2022, divulgado nesta quinta-feira (2). A USP segue na liderança entre as instituições de ensino superior do Brasil. No cenário mundial, a instituição líder é a Universidade de Oxford, do Reino Unido.

A THE avaliou mais de 1.600 universidades de 99 países. A Unicamp encontra-se no grupo entre 401-500. No Brasil, 59 instituições de ensino foram consideradas. Das 10 brasileiras melhores colocadas, nove são universidades públicas.

No ranking mundial da Times Higher Education, são levados em conta 13 indicadores em cinco categorias: ensino, inovação, internacionalização, pesquisa e citações. A edição de 2022, destaca a THE, mostra que houve uma expressiva melhora de posição entre as universidades que publicaram pesquisas relacionadas à Covid-19, especialmente as chinesas.

Além do ranking mundial, a THE também realiza outros tipos de avaliações, como o ranking da América Latina. A Unicamp, nesta classificação, foi considerada a terceira melhor universidade latino-americana.

“A última avaliação do Times Higher Education reafirma o êxito do ensino superior público no Brasil. Das dez universidades brasileiras mais bem avaliadas, nove são públicas. A UNICAMP manteve sua posição como segunda colocada entre as universidades brasileiras e terceira entre as latino-americanas. Em um período de tantas adversidades, causadas não só pela pandemia, mas também pelas dificuldades econômicas e pelo questionamento, por parcelas do poder político, do papel da ciência e do conhecimento, trata-se de uma conquista muito importante. Localizar nossas fragilidades e procurar superá-las deve ser nossa meta futura para avançar posições nestas avaliações”, pontua o reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida do ciclo básico da unicamp, visto de cima

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola