Unicamp é a terceira melhor universidade da América Latina, aponta ranking

Autoria

O ranking Times Higher Education (THE) para a América Latina, divulgado nesta terça-feira (13), aponta a Unicamp como a terceira melhor universidade da região. A classificação de 2021 levou em conta 177 instituições de ensino superior em 13 países. Constam nas primeiras posições a Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile e a Universidade de São Paulo (USP), respectivamente.

O Brasil é o país mais representado no ranking, com 67 universidades, sendo 51 instituições públicas. Pelo terceiro ano consecutivo, a Unicamp mantém a terceira posição. Destaca-se, em 2021, o fato de ter obtido a nota máxima no que se refere à pesquisa. Neste parâmetro, são analisadas critérios como receita orçamentária e volume de publicações e citações.

De acordo com análise da THE, as universidades latino-americanas no geral aperfeiçoaram o desempenho num ritmo acentuado nos últimos anos. “O progresso das instituições latino-americanas é amplamente impulsionado por um aumento significativo em suas pontuações médias para publicações de pesquisa por equipe e pelo impacto de citação”, aponta a publicação. Além disso, as universidades da região têm melhorado em áreas como participação de receita na indústria, com transferência de conhecimento, e em proporção de estudantes internacionais. No entanto, alguns desafios persistem, como a questão orçamentária.

O ranking

A Times Higher Education (THE) é uma consultoria britânica voltada à área de ensino superior, e formula diversos tipos de rankings, como o ranking mundial de universidades e o ranking da América Latina, publicado desde 2016. As classificações utilizam como critérios de análise parâmetros nas áreas de ensino, pesquisa, citações, transferência de conhecimento e internacionalização. Na classificação da América Latina de 2021, foram avaliadas 177 instituições dos seguintes países: Argentina; Brasil; Chile; Colômbia; Costa Rica; Cuba; Equador; Jamaica; México; Porto Rico; Uruguai; Venezuela.

Evento aborda estratégias para universidades da América Latina

No mesmo dia de divulgação do ranking da América Latina, teve início o evento Latin America Summit 2021, organizado em parceria entre a THE e a USP. A programação foi até o dia 14 de julho, com painéis que contaram com líderes de universidades da América Latina e parceiros institucionais ao redor do mundo. Os temas da discussão tiveram foco em: maximização do impacto das universidades latino-americanas; desafios para a internacionalização e capacitação para construção de impacto.

O reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, foi o moderador de um dos painéis, cujo tema foi a atratividade das universidades latino-americanas para a consolidação de parcerias com demais instituições de ensino e pesquisa ao redor do mundo. Saiba mais sobre o painel em:

Atratividade das universidades latino-americanas é discutida em evento da Times Higher Education e USP

Imagem de capa
audiodescrição: fotografia colorida de imagem aérea do campus e sobreposta a ela há o logo do times higher education

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo