Reitoria e Conseg se reúnem para traçar plano de ações solidárias

##
Primeira reunião de trabalho com entidades teve como objetivo tratar da criação de um plano integrado

O reitor Antonio José Meirelles esteve reunido na manhã desta quarta-feira (4) com membros do Conselho de Segurança de Barão Geraldo (Conseg) e integrantes da 3a CIA da Polícia Militar, para tratar da criação de um plano integrado com diversas ações para uma retomada solidária dos estudantes da Unicamp e da PUC-Campinas.

A ideia, segundo a coordenadora da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC), Susana Durão, foi estabelecer um primeiro contato entre as entidades para promover parcerias que contemplem projetos de vivência solidários e conjuntos voltados para o público jovem. “Sabemos que esta faixa etária foi muito impactada pela pandemia, com diversas regras de isolamento, e passa por um momento difícil. Neste sentido, entendemos que deveria haver ações conjuntas, solidárias e integrativas”, argumenta.

Durante o encontro ficou definida a criação de um Grupo de Trabalho, sendo que a articulação com os órgãos da sociedade civil e Forças de Segurança Pública será realizada pelo Conseg, PUC-Campinas e representantes do comércio local. Pela Unicamp, estão envolvidos no projeto, além da Secretaria de Vivência nos Campi, a Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi), a Diretoria Executiva de Direitos Humanos (DeDH) e a Pró-Reitoria de Graduação (PRG).

Nesta primeira reunião, as linhas discutidas para desenvolver o plano solidário foram: a necessidade de apoio à saúde mental dos mais jovens neste tempo de incerteza e sua inclusão em atividades coletivas; a prevenção do preconceito e do racismo de modo geral; os intercâmbios entre jovens e policiais; ações de formação e capacitação oferecidas por membros das forças policiais para a autopreservação e defesa pessoal em situações de risco humano e ao público juvenil.

Articulação com os órgãos da sociedade civil e Forças de Segurança Pública será realizada pelo Conseg, PUC-Campinas e representantes do comércio local
Articulação com os órgãos da sociedade civil e Forças de Segurança Pública será realizada pelo Conseg, PUC-Campinas e representantes do comércio local

A expectativa é que no próximo dia 20 de agosto, o Conselho de Vivência Universitária e o Conseg apresentem um pré-projeto com o tema à comunidade universitária, especificamente para representantes das unidades de ensino e pesquisa. “Pretendemos apresentar algumas propostas práticas e concretas para este plano de ações”, afirma.

Susana Durão explica que o Conselho de Vivência Universitária, vinculado à SVC, é o ambiente participativo da Unicamp e, a partir de reuniões mensais, desempenha papel fundamental na construção de projetos e ações solidárias para uma experiência agradável e tranquila nos campi. Seu perfil é pensar as ações para a comunidade na manutenção do espaço urbano e criar espaços de solidariedade com dimensões sociais. Para a gestão destas ações a parceria com o Conseg é relevante. Ela cita como exemplo as ações realizadas durante a pandemia em parceria com o órgão e a comunidade do entorno da Universidade.

Leia mais sobre parceria Unicamp e Conseg: 

Conseg e SVC divulgam carta aberta à população de Barão Geraldo

Ações da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) rendem homenagem do Conseg Barão Geraldo

Unicamp, Conseg Barão Geraldo, Programa Vizinhança Solidária e blocos de rua realizam campanha Carnaval Sem Fome

 

Imagem de capa

Durante o encontro ficou definido a criação de um Grupo de Trabalho para desenvolver projetos de vivência voltados para o público jovem
Durante o encontro ficou definido a criação de um Grupo de Trabalho para desenvolver projetos de vivência voltados para o público jovem