Ações da Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) rendem homenagem do Conseg Barão Geraldo

Autoria

A Secretaria de Vivência nos Campi (SVC) recebeu, no último dia 15 (terça-feira), uma homenagem do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Barão Geraldo pela parceria que vem desenvolvendo com o órgão desde o início da pandemia do coronavírus.

##
Da esq.para dir.: Capitão Rafael Cambuí M. Santos, coordenadora da SVC Lina Nakata e presidente do Conseg, Neusa Monteiro Fernandes: parceria no combate à pandemia

Segundo a coordenadora Lina Nakata, a SVC tem colaborado ostensivamente para divulgar e apoiar as ações do Conseg no sentido de conscientizar a comunidade do entorno da Unicamp com relação ao respeito às regras sanitárias e de higiene que devem ser observadas neste período. Entre as ações conjuntas, estão a elaboração e distribuição de cartazes e a organização de palestras sobre cuidados, prevenção e coleta seletiva de resíduos recicláveis durante a pandemia.

Em evento realizado na 3a CIA da Polícia Militar, outras entidades e personalidades também receberam um diploma de Honra ao Mérito pela relevância dos serviços prestados à cidade (veja relação abaixo). A lista de homenageados inclui ainda a Associação dos Docentes da Unicamp (Adunicamp). A abertura da cerimônia foi feita pelo Capitão Rafael Cambuí M. Santos da 3ª CIA do 8º BPM e contou com várias autoridades locais. A diretora-executiva de Administração, professora Claudia Regina Cavaglieri esteve presente representando a Unicamp.

Palestras – Em novembro, a programação da reunião mensal realizada pelo Conseg, incluiu duas palestras com profissionais da Unicamp. Um dos temas “Cuidados e prevenção à Covid-19” foi proferido pela coordenadora do Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp, a médica Patrícia Asfora Falabella Leme. Na sequência, a professora da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Unicamp Emília Wanda Rutkowski trouxe esclarecimentos sobre “Coleta Seletiva e tratativa de resíduos recicláveis da pandemia”.

Autoridades presentes durante homenagem da Conseg
Autoridades presentes e homenageados em cerimônia

Campanha educativa – A ação de visitas aos estabelecimentos do ramo de alimentação, bem como a distribuição de cartazes no distrito de Barão Geraldo e no Jardim São Marcos teve início no dia 2 de dezembro e já foram feitas 27 visitas, principalmente aos finais de semana, quando os bares funcionam com maior número de frequentadores.

Segundo a presidente do Conseg, Neusa Monteiro Fernandes a parceria fortalece o movimento de conscientização da população. A ideia é passar a mensagem para a comunidade para que adotem o comportamento seguro. “São medidas e cuidados simples conforme ilustram os cartazes distribuídos, principalmente em relação às máscaras, como o ficar sem máscara somente na hora de se alimentar, evitar ficar muito próximo e conversando sem máscara. Sempre lembrar de colocar a máscara ao andar pelo estabelecimento, guardar a máscara ao fazer a sua refeição e não deixar a máscara sobre a mesa”, lembra.

Visitas aos estabelecimentos em Barão Geraldo teve início no dia 2 de dezembro e já foram feitas 27 visitas, principalmente aos finais de semana, quando os bares funcionam com maior número de frequentadores

Lina Nakata alerta ainda que, além dos riscos à saúde de todos trazidos pelo avanço da pandemia, há também as consequências de futuras restrições de funcionamento dos comércios, o que seria muito prejudicial aos comerciantes. Para ela, a adoção do comportamento seguro visa a proteção da saúde e também contribui para a manutenção do emprego de muitas famílias que trabalham neste ramo no Distrito de Barão Geraldo.

“Gostaríamos de pedir a toda população que tomem todos os cuidados necessários na prevenção da Covid-19, pois infelizmente esta pandemia ainda não acabou, se todos não formarem uma corrente do bem, onde cada um proteja o outro podemos ter um resultado ainda pior. Todos nós temos que ter a responsabilidade de vivermos em sociedade de maneira que respeitamos todas as pessoas que vivem em nossa comunidade. Contamos com a colaboração de todos para que juntos possamos atravessar este momento difícil com o menor impacto possível”, conclama a presidente do Conseg.

Leia mais sobre a campanha educativa:

Conseg e Unicamp fazem campanha de prevenção contra a Covid em Barão

Veja quem foram os homenageados em 15/12.

• 3ª CIA – 8º BPM

• Guarda Municipal de Campinas

• 7º Distrito Policial de Campinas

• Capitão Rafael Cambuí M. Santos – 3ª CIA – 8º BPM