Oswaldo Luiz Alves é fellow
da Royal Society of Chemistry

05/03/2015 - 08:00

Oswaldo Luiz Alves

O professor titular do Instituto de Química (IQ) da Unicamp, Oswaldo Luiz Alves foi eleito, no último mês, fellow da Royal Society of Chemistry (FRSC), Reino Unido, uma das mais prestigiosas organizações europeias de apoio às ciências químicas, patrocinada pela rainha Elizabeth II, da Inglaterra. Oswaldo Alves relata que a Royal Society realizou um julgamento de sua documentação, baseado em suas contribuições tanto como pesquisador quanto como professor. “É uma honra ter nosso trabalho acadêmico reconhecido, mas também essa distinção é relevante para a Unicamp, justamente neste momento em que os esforços se voltam para a internacionalização”, expõe.

O novo fellow da FRSC destaca ainda que “o título o enobrece sobretudo diante de vários relatos de intolerância racial que se perpetuam no país, num cotidiano particularmente difícil para o cidadão afrodescendente. Trata-se então de uma contribuição para uma agenda positiva”, acredita.

Alcançar esse status na profissão química indica um alto nível de realização na carreira. A elegibilidade para fellow se aplica aos candidatos membros da Royal Society of Chemistry que tenham um mínimo de cinco anos de experiência profissional. Eles também devem ter feito um excelente contributo para o avanço das ciências químicas; para o avanço das ciências químicas como uma profissão; ou foram distinguidos na gestão de uma organização de ciências químicas. O professor Oswaldo foi distinguido pelo seu contributo para o avanço das ciências químicas.

A atribuição de uma designação FRSC está sujeita à aprovação final do Comitê de Aplicações RSC. Além disso, todos os membros requerem aceitação e adesão a um código de conduta específico e a um conjunto estabelecido de elevados padrões de comportamento ético e profissional. Oswaldo Alves está inclusive autorizado a acrescentar ao seu nome a sigla FRSC.

Além de fellow da FRSC, Oswaldo Alves também é, desde 2014, fellow da TWAS (The World Academy of Science - em português Academia Mundial de Ciências), sediada na Itália. Pertence a várias sociedades científicas, dentre elas a Sociedade Brasileira de Química, da qual foi presidente no biênio 1998-2000. Já foi agraciado com a Comenda Nacional do Mérito Científico do Governo Brasileiro, com a Medalha Simão Mathias da Sociedade Brasileira de Química, com o Prêmio Abiquim de Tecnologia-Categoria Pesquisador (Menção Honrosa) e com o Prêmio Inventores da Unicamp/Inova (Tecnologia Licenciada). Entre os seus feitos, coordenou o Projeto de Prospecção em Nanociência e Nanotecnologia do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).

Oswaldo fez a graduação e a pós na Unicamp. Foi o o primeiro professor doutor e o primeiro professor titular que fez a graduação na Universidade a chegar a essas titulações. No ano passado, completou 40 anos como professor da Unicamp.