Cesit cria espaço em homenagem a Vinicius Gaspar Garcia

Autoria

O Centro de Estudos Sindicais e de Ecomia do Trabalho (Cesit), do Instituto de Economia da Unicamp (IE), criou o Espaço Vinicius Gaspar Garcia, que faleceu em 22 de maio de 2020. Garcia criou em 2017 o Núcleo de Pesquisas sobre o Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência. Ele era tetraplégico e fez graduação, mestrado e doutorado na Unicamp. Pesquisador e ativista dos direitos humanos e sociais até o final da vida, Vinicius Gaspar Garcia deixa um exemplo de dedicação e uma imensurável contribuição intelectual acerca da inclusão social da pessoa com deficiência. O espaço no Cesit reúne o legado de suas reflexões e colaborações para o estudo da deficiência no Brasil.

Biografia

Vinicius Gaspar Garcia formou-se em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 2002. Concluiu o Mestrado (2005) e o doutorado (2010) em Desenvolvimento Econômico, na área de concentração de Economia Social e do Trabalho pelo Instituto de Economia da Unicamp.

Principais atividades exercidas:

• Professor da equipe de monografia da Faculdades de Campinas (Facamp);
• Pesquisador colaborador no Centro de Estudos de Economia Social e do Trabalho (CESIT/IE/Unicamp), onde organizou e coordenou o Núcleo de Pesquisas em Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência (NTPcD), desde 2017;
• Membro fundador da Rede Brasileira do Movimento de Vida Independente (Rede MVI-Brasil), em 2015;
• Fundador e diretor do Centro de Vida Independente de Campinas em 1997 a 2010;
• Presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência em Campinas, entre 2002 e 2004;
• Membro da Plataforma Política e Social (CESIT/Unicamp);
• e colaborador do site “Brasil Debate”.

Desenvolveu relevantes estudos sobre a deficiência no Brasil, com ênfase em economia social e do trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: estrutura sócio-ocupacional, movimentos sociais, mercado de trabalho e políticas públicas.

Homenagens póstumas

Câmara Municipal de Campinas
Manifestação de pesar pelo falecimento de Vinicius Gaspar Garcia

Câmara dos Deputados do Brasil
Pesar pelo falecimento do pesquisador Vinicius Gaspar Garcia

Faculdades de Campinas – Facamp
Homenageado pela FACAMP com a nomeação do Prêmio Prof. Vinicius Gaspar Garcia de Monografia em Economia, anualmente, para a melhor Monografia.

Revista Brasil Debate
Nota de pesar

Instituto de Economia e Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho.
Nota de Pesar

Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência
Comunicado de Pesar

Leia mais sobre Vinícius Garcia:

Espaço do professor Vinícius Garcia (in memorian)

Pesquisa revela situação dos negros no mercado de trabalho nos últimos 25 anos

Mercado de trabalho formal exclui pessoa com deficiência, revela estudo

Imagem de capa
Falecido em maio de 2020, docente foi o criador do Núcleo de Pesquisas sobre Mercado de Trabalho e Pessoas com Deficiência

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”