Tom Zé é nomeado reitor da Unicamp

O professor Antonio José de Almeida Meirelles, Tom Zé, foi nomeado reitor da Unicamp, e será o 13º reitor da Universidade, com mandato de quatro anos. A nomeação, realizada pelo governador de São Paulo, João Doria, foi publicada no Diário Oficial de São Paulo desta quinta-feira, 15 de abril. A posse da nova gestão será realizada no dia 19 de abril.

“Agradeço à comunidade pelo resultado da consulta, ao Consu pela confirmação da lista e ao Governador do Estado pela nomeação”, diz Tom Zé, que é docente da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp e disputou a reitoria em chapa junto à professora Maria Luiza Moretti, da Faculdade de Medicina. Eles venceram com 51,97% dos votos no segundo turno.

O professor também elenca compromissos que a gestão assumirá. “Destaco três compromissos que eu e Luiza assumimos: dar todo apoio à nossa área de saúde no combate à pandemia; fortalecer a formação de pessoas e a geração de ciência e tecnologia para nosso desenvolvimento, sempre com o objetivo de servir à sociedade, e reconhecer nossa comunidade interna como a principal riqueza da Unicamp, com a valorização das carreiras de docentes, funcionários e pesquisadores e o fortalecimento das políticas de inclusão estudantil”.

Governador João Doria e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, receberam Tom Zé nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes
Governador João Doria e Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, receberam Tom Zé nesta quarta-feira no Palácio dos Bandeirantes

Tom Zé possui graduação e mestrado em Engenharia de Alimentos, pela Unicamp, e é doutor em Engenharia de Processos Térmicos e em Ciências Econômicas. É professor titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) da Unicamp, onde é docente desde 1987. O professor foi coordenador de pós-graduação entre 2011 e 2014 e diretor da FEA entre 2014 e 2018.

Maria Luiza Moretti é médica formada pela Unicamp, com residência em Medicina Interna e Infectologia, mestre em Ciências Médicas e doutora em Medicina Interna. É professora titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, onde é docente desde 1980. Luiza foi coordenadora do Internato Médico, da Comissão de Pesquisa e do Escritório de Internacionalização da FCM e também diretora clínica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp.

Consulta e listra tríplice

A consulta para a nova composição da reitoria da Unicamp ocorreu em dois turnos. O primeiro, disputado por três chapas, ocorreu nos dias 10 e 11 de março. O segundo turno ocorreu nos dias 24 e 25 de março. A chapa de Tom Zé, junto a Maria Luiza Moretti recebeu 51,97% dos votos.

A lista tríplice foi elaborada e votada pelo Conselho Universitário (Consu) da Unicamp no dia 6 de abril, com o nome de Tom Zé na liderança. Conforme a legislação, a Universidade, através do Consu, envia os nomes ao governador e cabe a ele realizar a nomeação.

audiodescrição: fotografia colorida do governador de são paulo, joao doria, com professor tom zé a patricia ellen, secretária de desenvolvimento do estado

Comunidade Interna