Foto: PerriAntônio Márcio Buainain é graduado em Direito (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e Economia (Faculdade de Ciências Políticas e Econômicas do Rio de Janeiro), com especialização em Economia Política (Birkbeck College, Universidade de Londres), mestrado em Economia e Sociologia (Universidade Federal de Pernambuco) e doutorado em Economia (Instituto de Economia da Unicamp). É professor livre docente do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT/PPED), do Grupo de Estudos em Organização da Pesquisa e Inovação (GEOPI), vinculado ao Instituto de Geociências (IG) da Unicamp, e do Núcleo de Economia Agrícola e do Meio Ambiente (NEA), vinculado ao IE. Entre os livros que editou, destaca-se o “O mundo rural no Brasil do Século 21: a formação de um novo padrão agrícola e agrário”, lançado em 2014, e que já se transformou em obra de referência sobre o desenvolvimento da agricultura e do mundo rural brasileiro. Em 2015 coeditou o livro “Propriedade Intelectual e Inovações na Agricultura”, vencedor do 2o lugar no 55o Prêmio Jabuti na categoria Economia, Administração, Negócios, Turismo, Hotelaria e Lazer.

Antônio Márcio Buainain