Edição nº 630

Nesta Edição

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 29 de junho de 2015 a 02 de agosto de 2015 – ANO 2015 – Nº 630

Abertas as inscrições para a UPA 2015

Expectativa é de que pelo menos 50 mil estudantes de ensino de todo o país visitem a Unicamp

As inscrições para a participação na Unicamp de Portas Abertas (UPA) de 2015 foram abertas no último dia 23 e podem ser feitas no site www.upa.unicamp.br. Este ano, a UPA ocorrerá no dia 29 de agosto (sábado). A expectativa da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU) é de que pelo menos 50 mil estudantes de ensino médio de todo o Brasil visitem o campus de Barão Geraldo, em Campinas, e participem das inúmeras atividades que serão oferecidas.

Chegada de estudantes na edição de 2014: inclusão e sustentabilidade estão entre os destaques deste anoUm dos principais objetivos da UPA, afirma o coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta, é apresentar a instituição aos estudantes de ensino médio, de modo a estimulá-los a concorrer a uma das vagas oferecidas por meio do vestibular. “Historicamente, a Universidade mantém uma forte interação com a sociedade e a UPA é um importante canal de aproximação com o público jovem. Queremos mostrar aos estudantes os diferentes aspectos das nossas atividades de ensino, pesquisa e extensão”, adianta.

O coordenador-geral da Unicamp, professor Alvaro Crósta: “Historicamente, a Universidade mantém uma forte interação com a sociedade e a UPA é um importante canal de aproximação com o público jovem”Um dos pontos a serem divulgados, continua o coordenador-geral, é o compromisso da Unicamp com a inclusão. Ele lembra que o Conselho Universitário (Consu), órgão máximo de deliberação da instituição, aprovou no final de maio mudanças no Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (Paais), com o objetivo de ampliar a inclusão social em seus cursos de graduação.

As alterações estabeleceram a adição de 60 pontos às notas da primeira fase do vestibular, para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas.

Além da bonificação na primeira fase, os candidatos que passarem para a segunda fase, e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas da rede pública, contarão com adição de mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas provas dissertativas. Concorrentes aprovados na primeira fase que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas contarão com mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90.

A bonificação para a primeira fase (60 ou 60 + 20 pontos) será aplicada para fim de classificação visando à realização da segunda fase. Antes das mudanças, o Paais estabelecia bonificação de 60 pontos apenas após a segunda fase, no caso de candidatos oriundos de escola pública, e de mais 20 pontos no caso de candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas e oriundos de escola pública. “Esta é mais uma medida dentro do esforço que a Unicamp vem fazendo para ampliar cada vez mais o número de estudantes egressos das escolas públicas em seus cursos de graduação”, diz Alvaro Crósta.

Dentre as diversas atividades que estão sendo preparadas para os upeiros, destaque para uma mostra que tratará da evolução da Tecnologia da Informação (TI) no suporte às atividades da Universidade, cuja organização está a cargo do Centro de Computação (CCUEC). “Outro ponto que vamos enfatizar junto aos visitantes são as ações da Unicamp voltadas à sustentabilidade. Vamos abordar, entre outros pontos, o uso racional da água e da energia”, acrescenta o coordenador-geral.

José Reinaldo Braga, assessor da CGU e coordenador-executivo da UPA: programação pode ser acessada por meio de aplicativosDe acordo com José Reinaldo Braga, assessor da CGU e coordenador-executivo da UPA, o aplicativo do evento, que é colocado à disposição dos visitantes, este ano ganha uma versão para o sistema iOS e contará com novas funcionalidades. “Ao instalarem o aplicativo em seus tablets e celulares, os upeiros terão acesso a toda a programação do evento, bem como a mapas e rotas, o que facilitará o deslocamento deles pelo campus”.

Tanto o coordenador-geral quanto o assessor da CGU informam que as atividades da UPA, que estão sendo definidas pelas unidades e órgãos da Unicamp, contemplarão desde palestras até experimentos científicos, passando por apresentações artísticas e culturais. “Acreditamos que a UPA 2015 alcançará o mesmo sucesso das edições anteriores. Vale ressaltar que este sucesso é fruto do envolvimento de toda a comunidade universitária com o evento”, considera Alvaro Crósta.

Conforme José Reinaldo Braga, antes mesmo de as inscrições serem abertas, muitas escolas já têm entrado em contato com a CGU para pedir informações sobre a UPA. “A expectativa por parte das escolas e dos estudantes é grande. Estamos trabalhando para recepcioná-los da melhor maneira possível”, assegura o coordenador-executivo do evento.

Confraternização e interação de alunos em demonstração durante o evento no ano passado: visitantes conhecerão as atividades de ensino, pesquisa e extensão