Edição nº 550

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 17 de dezembro de 2012 a 31 de dezembro de 2012 – ANO 2012 – Nº 550

Vida acadêmica


VIDA ACADEMICA

45 anos do CCUEC - O Centro de Computação (CCUEC) realiza, dia 17 de dezembro, às 14h30, uma cerimônia para comemorar os seus 45 anos de existência. Ela acontece no auditório da unidade. O CCUEC iniciou as suas atividades em 10 de novembro de 1967, com o nome de Centro de Processamento de Dados. Nessa época ficava instalado no prédio onde hoje funciona o Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca). Ligado à Faculdade de Engenharia da Unicamp, ainda não existia como unidade, contava apenas com um computador IBM 1130 e atendia basicamente às atividades de ensino, no que se refere ao processamento de trabalhos dos alunos. Em 1969 passou também a servir à administração, processando a folha de pagamento dos funcionários. Em 15 de abril de 1969, com a publicação da portaria GR 31/69, o Centro de Processamento de Dados da Unicamp foi promovido a Centro de Computação, que em 1971 tornou-se um órgão subordinado ao Instituto de Matemática, Estatística e Ciência da Computação (Imecc). Nesse período já estava instalado no campus da Universidade e o seu diretor era o professor Odelar Leite Linhares. Em 1973 o Centro de Computação passou a ser subordinado diretamente à Reitoria, ficando assim até 1998, quando ocorreu a sua vinculação à Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU), permanecendo assim até os dias atuais. Na década de 70, quando o Centro de Computação ganhou a sua autonomia, o seu diretor era o professor Nelson Castro Machado, que ficou no cargo até 1987.

Harvard abre inscrições -  para curso de pesquisa clínica a alunos da Unicamp - Já estão abertas as inscrições o Primary Principles of Clinical Research (PPCR) de 2013, transmitido pela Harvard University para alunos da Unicamp. As inscrições se encerram em 30 de dezembro. Anualmente, são oferecidas 30 vagas. O custo, ainda com valor promocional para a Unicamp, é de USD$ 2.825,00, por cartão internacional. O custo inclui o curso mais o software STATA, de estatística. Neste valor não estão incluídos possíveis gastos relacionados com o workshop de 2013, que é opcional. O curso terá início em fevereiro de 2013 e término previsto para o final de outubro do mesmo ano. As aulas obrigatórias são transmitidas por videoconferência as quintas-feiras, das 17 às 20 horas, na Sala da Congregação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, com alterações pequenas nos horários de verão do Brasil e EUA. A presença do aluno é certificada diretamente por Harvard. Há temas semanais que são colocados em discussão, o que exige, em média, de quatro a seis horas semanais de estudo. As propostas de inscrições, bem como eventuais dúvidas, devem ser direcionadas ao e-mail hmoreno@uol.com.br com breve currículo de no máximo duas páginas. Após este encaminhamento inicial e a confirmação local de vaga, os procedimentos de inscrição formal e pagamento do curso são realizados diretamente no site www.clinicalresearchlearning.org. 

 

 

TESES DA SEMANA

Alimentos - “Catalogação das espécies potencialmente toxigênicas de aspergillus: ocorrência, taxonomia polifásica, distribuição e preservação” (mestrado). Candidata: Aline de Souza Lopes. Orientador: professor José Luiz Pereira. Dia 17 de dezembro, às 9h30, no auditório do Departamento de Ciência de Alimentos da FEA.

Artes - “Mobilidade e cultura participativa: transformações da ação social contemporânea” (doutorado). Candidata: Maíra Valencise Gregolin. Orientador: professor Hermes Renato Hildebrand. Dia 17 de dezembro, às 15 horas, no IA.

Computação -  “Programação por restrições aplicada a problemas de rearranjo de Genomas” (mestrado). Candidato:  Victor de Abreu Iizuka. Orientador:  professor Zanoni Dias. Dia 19 de dezembro,  às 15 horas,  no auditório IC 2.

“Uma ferramenta de auditoria para algoritmos de rearranjo de genomas” (mestrado). Candidato: Gustavo Rodrigues Galvão. Orientador: professor Zanoni Dias. Dia 20 de dezembro, às 9 horas, no auditório IC 2.

Economia - “Processo sóciotécnico MACBETH de apoio multicritério à decisão e a organização de comunidades tradicionais: o caso da Comunidade do Marujá no Vale do Ribeira - SP” (mestrado). Candidato: Lucas Ferreira Lima. Orientador: professor Ademar Ribeiro Romeiro. Dia 17 de dezembro, às 14h30, na sala 23 do Pavilhão da Pós-graduação do IE.

Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo - “O processo de ordenação do território de Jaguariúna [SP] a partir de conformação do espaço produtivo nas bacias dos rios Jaguari e Camanducaia” (mestrado). Candidato: Roberto José D’Alessandro. Orientador: professor André Munhoz de Argollo Ferrão. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, na sala CA-22 da FEC.

“O desenho e o reconhecimento do objeto histórico: os princípios metodológicos do projeto de restauro arquitetônico” (mestrado). Candidato: Pedro Murilo Gonçalves de Freitas. Orientadora: professora Regina Andrade Tirello. Dia 17 de dezembro, às 15 horas, na sala CA 22 do prédio de sala de aulas da FEC.

“Logística e transportes na digital supply chain: estudo de caso único sobre a rede de oferta e demanda de música digital” (doutorado). Candidato: Raul Arellano Caldeira Franco. Orientador: professor Orlando Fontes Lima Júnior. Dia 18 de dezembro, às 9h30, na sala de defesa de teses da CPG/FEC.

Engenharia Elétrica e de  Computação - “Avaliação da inflência da barragem de Barra Bonita na morfodinâmica do rio Tietê e seus impactos à navegação” (mestrado). Candidata: Maria Clara Albuquerque Moreira. Orientador: professor Tiago Zenker Gireli. Dia 19 de dezembro, às 8h30, na sala CA 22 do prédio de sala de aulas da FEC.

“Desenvolvimento de fotômetros thz para observação de explosões solares” (mestrado). Candidato: Luís Olavo de Toledo Fernandes. Orientador: professor Jacobus Willibrordus Swart. Dia 21 de dezembro, às 10 horas, na CPG/FEEC.

Engenharia Mecânica -  “Construção de um turbidímetro de baixo custo para controle de qualidade de efluentes industriais”(mestrado). Candidato: Gabriel Soares Martins. Orientador: professor Luiz Otávio Saraiva Ferreira. Dia 19 de dezembro, às 16 horas, no auditório KD.

Engenharia Química - “Bioconversão de carbono em fotobiorreatores” (doutorado). Candidata: Mônica Regina Piovani. Orientadora: professora Telma Teixeira Franco. Dia 18 de dezembro, às 9 horas, na sala de defesa de teses da FEQ.

Física -  “Supercondutividade em semimetais e isolantes topológicos” (doutorado). Candidato:  Luís Augusto Gomes Báring. Orientador:  professor Iakov Veniaminovitch Kopelevitch. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, na sala de seminários do Departamento de Física Aplicada do IFGW.

Geociências -  “Reativação da rede de drenagem e processos erosivos na Bacia do Santos Anastácio - SP” (doutorado). Candidato: Cristiano Capellani Quaresma. Orientador: professor Archimedes Perez Filho. Dia 17 de dezembro, às 14 horas, no auditório do IG.

“Modelagem estocástica para estimativa de custos em mineração de ferro” (mestrado). Candidato: Wesley Silva Xavier. Orientador: professor Armando Zaupa Remacre. Dia 18 de dezembro, às 9 horas, na sala A do DGRN/IG.

“Regulação e autorregulação bancária em matéria socioambiental e sua aplicação em investimentos na atividade minerária” (doutorado). Candidata: Liege Karina Souza Lazanha. Orientador: professor Hildebrando Herrmann. Dia 18 de dezembro, às 14 horas, na sala A do DGRN/IG.

Linguagem - “História, memória e violência em Nocturno de Chile, Estrella Distante e Amuleto de Roberto Bolaño” (mestrado). Candidata: Carmen Cecilia Rodriguez Almonacid. Orientador: professor Francisco Foot Hardman. Dia 18 de dezembro, às 10 horas, na sala de defesa de teses do IEL.

“O fluxo e a cesura: um ensaio sobre linguagem, poesia e psicanálise” (doutorado). Candidato: Paulo Sergio de Souza Júnior. Orientadora: professora Cláudia Thereza Guimarães de Lemos. Dia 20 de dezembro, às 9 horas, na sala dos colegiados doIEL.

Matemática, Estatística e Computação Científica - “Análises matemáticas de dois modelos de interação fluido-estrutura utilizando as equações Alpha-navier-stokes e Campo de fases” (doutorado). Candidata: Ariane Piovezan Entringer. Orientador: professor Jose Luiz Boldrini. Dia 18 de dezembro, às 13h30, na sala 253 do Imecc.

“Limitantes para empacotamentos de esferas em variedades flag” (doutorado). Candidato: João Paulo Bressan. Orientadora: professora Sueli Irene Rodrigues Costa. Dia 20 de dezembro, às 10 horas, na sala 253 do Imecc.

Medicina - “Qualidade de vida relacionada à saúde dos idosos sem sintomas depressivos do estudo SABE” (doutorado). Candidata: Keila Cristianne Trindade da Cruz. Orientadora: professora Maria José D’Elboux. Dia 17 de dezembro, às 13 horas, no anfiteatro da FCM.

“Saúde, capacidade funcional, envolvimento social e satisfação em idosos da comunidade: Estudo Fibra Unicamp” (mestrado). Candidata: Juliana Martins Pinto. Orientadora: professora Anita Liberalesso Neri. Dia 17 de dezembro, às 9 horas, na Sala Verde da CPG/FCM.

“Desempenho cognitivo, capacidade funcional e sintomas depressivos em idosos atendidos no Ambulatório de Geriatria do Hospital de Clínicas da Unicamp” (mestrado). Candidata: : Ana Flávia Marostegan de Paula. Orientadora: professora Maria Elena Guariento. Dia 18 de dezembro, às 9 horas, no anfiteatro da CPG/FCM.

“Técnicas de otimização de cotos em amputações transtibiais. Proposta de um novo retalho osteoperiosteal para pinte óssea” (doutorado). Candidato: Maurício Leal Dias Mongon. Orientador: professor Bruno Livani. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, na sala amarela da Pós-graduação da FCM.

Química - “Petroleômica: caracterização de petróleos nacionais por espectrometria de massa de altíssima resolução: o que os compostos ácidos podem relevar sobre o petróleo” (doutorado). Candidata: Rosana Cardoso Lopes Pereira. Orientador: professor Marcos Nogueira Eberlin. Dia 18 de dezembro, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

“Química das recompensas florais de krameriaceae e malpighaceae do cerrado” (doutorado). Candidato: Muhammad Abdul Haleem. Orientadora: professora Anita Jocelyne Marsaioli. Dia 19 de dezembro, às 9 horas, no miniauditório do IQ.

 

LIVRO DA SEMANA

O amor da língua

 

Autor: Jean-Claude Milner
Tradução e notas: Paulo Sérgio de Souza Jr.
Ficha técnica: 1ª edição, 2012; 128 páginas; 
Formato: 14 x 21 cm; peso: 0,16 kg
ISBN: 978-85-268-0980-2
Área de interesse: Linguística, Psicanálise
Preço: R$ 36,00

Sinopse: O amor da língua, do consagrado linguista francês Jean-Claude Milner, apresenta os efeitos de sua incursão no meio psicanalítico francês, especialmente do contato que manteve com Jacques Lacan. A originalidade de sua abordagem aos estudos da linguagem apresentada neste livro consiste na excelente leitura que realiza dos fundamentos da linguística (consubstanciada nas teorias de Saussure e Chomsky) a partir da consideração da hipótese do inconsciente. Revisita os princípios e pressupostos do estudo científico da linguagem e esclarece os lugares de exclusão necessários para a construção de seu objeto. Além disso, esclarece distinções relevantes no que concerne aos conceitos de língua, linguagem e fala a partir da inclusão do termo exorbitante forjado por Lacan para referir-se à articulação precisa entre a dimensão da língua e o desejo inconsciente, qual seja: lalangue.

Autor: Linguista, filósofo e ensaísta, Jean-Claude Milner foi aluno da Escola Normal Superior, professor de linguística na Universidade Paris VII (Diderot), membro da antiga Escola Freudiana de Paris e diretor do Colégio Internacional de Filosofia (1998-2001). Entre outros trabalhos, é autor dos livros A obra clara (Jorge Zahar, 1996) e Os nomes indistintos (Companhia de Freud, 2006). Atualmente suas obras versam sobre questões ideológicas, abordando temas como política, antissemitismo e cultura europeia.

 

 DESTAQUE DO PORTAL

Aplicativo permite acesso a serviços essenciais 

O Centro de Computação (CCUEC) da Unicamp desenvolveu um aplicativo para dispositivos móveis como celulares, smartphones e tablets destinado a fornecer informações de serviços essenciais da Unicamp. Com o Unicamp Serviços, os usuários poderão consultar o cardápio do dia dos restaurantes universitários e o saldo do cartão de identidade do aluno; os horários e trajetos do circular interno; e o acesso ao Portal Unicamp e ao site do Centro de Computação. O download gratuito está disponível no endereço no site do CCUEC. 

O objetivo é facilitar o dia a dia da comunidade universitária, informou o analista de sistemas do CCUEC, Edmilson Bellini Chiavegatto. Ele é um dos responsáveis pelo projeto. “A ideia foi desenvolver um aplicativo gratuito, fácil de usar e seguro. O aplicativo torna o acesso aos serviços da Unicamp muito mais rápido. Ao invés de o usuário ter que ir buscar as informações num determinado website, o aplicativo já permite isso diretamente. O usuário encontra todos os serviços integrados”, explica Edmilson Chiavegatto, que atua como diretor de Sistemas de Apoio à Comunidade. 

O aplicativo foi desenvolvido para a plataforma Android, sistema operacional baseado no software livre Linux. O Android é mantido pela empresa Google. Edimilson Chiavegatto argumenta que a opção pela plataforma levou em conta a sua popularidade; o fato de o Android ser um sistema livre e de poder ser instalado em diversos aparelhos, desde os mais simples ao mais sofisticados. O diretor do CCUEC adiantou que, no futuro, o aplicativo deverá estar disponível também na plataforma iOS, sistema operacional da Apple, fabricante, entre outros, do Iphone e Ipad. 

A ideia para o desenvolvimento do sistema surgiu a partir de demanda identificada no Planejamento Estratégico (Planes) do CCUEC. O analista de sistema Thiago Watanabe Takoa foi o desenvolvedor do aplicativo.

Novos serviços

Outros novos serviços devem ser agregados a futuras versões do aplicativo. Edmilson Chiavegatto citou alguns exemplos, como acesso ao Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU); a consulta ao saldo do vale alimentação dos funcionários; o acesso ao sistema de vida funcional e às informações de vida acadêmica dos alunos; entre outros. 

Tendência

Para Fernando Moreno Mendonça, diretor da Divisão de Sistemas Acadêmicos do CCUEC, o desenvolvimento de aplicativos para facilitar o dia a dia da população é uma “tendência forte”. “Hoje, esta questão de ter a informação ‘na palma da mão’ está muito forte. Acreditamos que este aplicativo facilite bastante a vida da comunidade universitária. Outro ponto importante é que este sistema vem na perspectiva de inclusão digital. Atualmente, com um dispositivo móvel e os serviços associados a ele consegue-se oferecer muitos serviços a uma grande parcela da população”, afirmou. (Silvio Anunciação)