Rede de Blogs de Ciência da Unicamp lança e-book "Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre a Covid-19"

Fotos
Edição de imagem

A Rede de Blogs de Ciência da Unicamp lançou o e-book Linha de Fundo: um giro de divulgação científica sobre a Covid-19. A obra reúne textos disponibilizados no Especial Covid-19, mantido pela plataforma. Publicados entre março de 2020 e abril de 2021, os textos foram atualizados nesta coletânea com o objetivo de resgatar a história da pandemia e contextualizar a passagem do SARS-CoV-2 pelo Brasil. Seus autores são biólogos, físicos, sociólogos, jornalistas, historiadores, geneticistas, economistas, entre outros. O livro será disponibilizado de forma gratuita.

“Os materiais abordavam as incertezas de uma doença sobre a qual pouco se conhecia. Eles foram crescendo em quantidade conforme os leitores apresentavam suas dúvidas nos comentários e redes sociais” relata Erica Mariosa Carneiro, coordenadora de comunicação do Blogs de Ciência da Unicamp e uma das organizadoras do e-book. “Em 19 meses, foram 280 textos produzidos em todas áreas de conhecimento, 118 autores, mais de 1,5 milhão de visualizações e quase 800 comentários”. 

Para a publicação, foram selecionados 39 textos, distribuídos em seis blocos de acordo com o tema: o que é o Coronavírus; como prevenir e diagnosticá-lo; sua ação no corpo humano; checagem de fatos e combate à desinformação; vacinas e a relação entre pandemia, meio ambiente e sociedade. 

Cada texto traz um retrato do momento em que a pandemia se encontrava, com dados como semana epidemiológica, média móvel de casos, número total de óbitos e de mortes diárias, além de comentários do editor que atualizam o conteúdo a partir de dados científicos.

"Durante a pandemia houve uma quantidade de informações nunca vista sobre um único vírus e uma única doença. Em poucas semanas, pesquisas foram desbancadas, artigos refutados e novos conhecimentos surgiram em diversas partes do mundo. Vimos, então, a necessidade de criar, ao longo dos textos, comentários sobre dados antigos e informações sobre o consenso científico atual quanto a certas questões", diz Maurílio Bonora Jr, imunologista e um dos organizadores do e-book. 

Além do arquivo em PDF para download, o e-book poderá ser acessado pelo site. Ali se encontra também uma linha do tempo com o contexto epidemiológico brasileiro no momento em que os textos foram escritos. 

A comunicação visual do e-book e do site ficou a cargo da bióloga, ilustradora e coordenadora de arte do Blogs de Ciência da Unicamp, Carolina Frandsen. As artes que compõem o projeto visam promover a acessibilidade e um acesso didático ao conteúdo produzido pelos cientistas. 

“Pensamos na leitura deste livro de duas formas igualmente lineares: a primeira, a partir das temáticas que foram se organizando, que começam no primeiro capítulo e terminam no último. A segunda, seguindo a linha do tempo, descreve a forma como os textos foram sendo pensados conforme a doença avançava. A linha do tempo vai apresentando os capítulos um a um, de acordo com a semana epidemiológica da doença no Brasil”, comenta Ana Arnt, coordenadora do Blogs de Ciência da Unicamp e uma das organizadoras do e-book.

Serviço:

Linha de Fundo: Um giro de divulgação científica sobre a Covid-19

Site e E-book para download gratuito

Projeto: Blogs de Ciência da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas 

ISBN versão eletrônica: 978-65-00-35297-9

Número de páginas: 317

Idioma: Português-BR 

Formato: PDF

Data da publicação: 25 de novembro de 2021

Organizadores: Ana de Medeiros Arnt, Carolina Frandsen Pereira da Costa, Erica Mariosa Moreira Carneiro, Maurílio Bonora Junior, Jaqueline Nichi.

Imagem de capa
A obra reúne textos disponibilizados no Especial Covid-19, mantido pela plataforma publicados entre março de 2020 e abril de 2021

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa