Reitor assina convênio de cooperação com a Sobrapar

O reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles, assinou um convênio de cooperação com a Sociedade Brasileira de Pesquisa e Assistência para Reabilitação CranioFacial (Sobrapar). A cerimônia, realizada na sexta-feira, 10/12, no auditório da entidade - que leva o nome de seu fundador, o médico Cássio Raposo do Amaral -, foi presidida pela Dra. Vera Lúcia Raposo do Amaral. O acordo prevê a recuperação e a remodelação do tronco coletor de esgoto que atende a Sobrapar e outras unidades da área de saúde da Universidade, como o Hospital da Mulher - Caism, Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Hospital de Clínicas (HC). O plano prevê a utilização de Método Não Destrutivo (MND), com valores estimados em R$ 1.588.000,00. O investimento será dividido em partes iguais entre as duas instituições.

Antonio Meirelles ressaltou a importância do convênio, que vai beneficiar grande parte da área da saúde da Universidade. “Esse convênio conecta a Unicamp e Sobrapar na ajuda aos que mais precisam. Esperamos que outras iniciativas em conjunto sejam formuladas no futuro”, disse o reitor.

O sistema de saneamento que atende a área de saúde da Unicamp tem mais de 30 anos, e apresenta necessidade de aumento da sua capacidade de coleta e afastamento do esgoto. Mesmo com as manutenções preventivas, há elementos que requerem substituição. O uso da rede pela Sobrapar acontece desde 1991, quando da sua instalação ao lado da universidade.

Vera Lúcia afirmou que se trata de um passo importante da Sobrapar no seu projeto de sustentabilidade. “Meu marido, falecido em 2005, trouxe esse modelo de hospital para o Brasil. Nossos filhos continuaram o trabalho do pai no hospital, que é referência em assistência, ensino e pesquisa. Esse convênio com a Unicamp é de grande relevância para nosso projeto”. A Sobrapar foi fundada em 1979 e realiza atendimentos para reabilitação de crânio e face em média e alta complexidade.

Para o diretor executivo de Administração da Unicamp, professor Zigomar Menezes de Souza, a Universidade e a Sobrapar são “coirmãs pela sua proximidade e pelo atendimento oferecido à população. É muito importante para ambos uma obra dessa grandeza”, apontou.

Prestigiaram o evento o prefeito da Unicamp, Juliano Davoli, funcionários da Diretoria Executiva de Administração e membros do Conselho da Sobrapar. Após a assinatura, os presentes receberam um livro com a história da entidade e fizeram uma visita às instalações do hospital. Ao final, o reitor descerrou uma placa em homenagem à Unicamp na Galeria de Doadores da Sobrapar.

Imagem de capa

O acordo prevê a recuperação e a remodelação do tronco coletor de esgoto que atende a Sobrapar e outras unidades da área de saúde da Universidade, como o Caism, FCM e HC
O acordo prevê a recuperação e a remodelação do tronco coletor de esgoto que atende a Sobrapar e outras unidades da área de saúde da Universidade, como o Caism, FCM e HC