Unicamp cria versão brasileira do Prêmio Asimov para estimular leitura em estudantes

Fotos
Edição de imagem
O físico Francesco Vissani, durante palestra na Unicamp em setembro de 2019
O físico Francesco Vissani, durante palestra na Unicamp em setembro de 2019

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) está organizando a primeira edição do Prêmio Asimov-Brasil, que pretende estimular o interesse pela cultura científica em estudantes secundaristas. Criada pelo Instituto de Estudos Avançados (IdEA), a iniciativa vai premiar anualmente escritores com obras de divulgação científica e cultural publicadas no Brasil e alunos de Ensino Médio que votam nos melhores livros e produzem resenhas sobre as obras.

A proposta é reproduzir o modelo criado na Itália, em 2016, pelo físico Francesco Vissani e que conta na sua quinta edição com cerca de 4.000 alunos de 137 colégios italianos. Vissani foi o primeiro convidado do IdEA no Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente, em setembro de 2019, e ajudou a conceber a versão brasileira, integrando atualmente a Comissão Científica.

A primeira etapa prevê a inscrição das escolas interessadas em participar, sendo que podem se inscrever instituições públicas ou particulares de todo o Estado de São Paulo. Os professores, diretores ou coordenadores devem enviar um e-mail manifestando o interesse do colégio para o endereço asimov@unicamp.br. Depois de cadastrada a escola, os alunos poderão se inscrever até o dia 3 de junho diretamente pelo site do prêmio: www.asimovbrasil.unicamp.br. As resenhas poderão ser enviadas até 3 de julho e a cerimônia de premiação ocorrerá em setembro.

A Comissão Científica acaba de anunciar os cinco livros finalistas desta primeira edição: “O Andar do Bêbado: Como o acaso determina nossas vidas”, de Leonard Mlodinow (Editora Zahar); “As Cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo”, de Rachel Ignotofsky (Editora Blucher); “A Vantagem Humana: como nosso cérebro se tornou superpoderoso”, de Suzana Herculano-Houzel (Companhia das Letras); “Física em 12 lições fáceis e não tão fáceis”, de Richard P. Feynman (Editora Nova Fronteira); e “1499: o Brasil antes de Cabral”, de Reinaldo José Lopes (Editora HarperCollins).

O prêmio homenageia o escritor Isaac Asimov (1920-1992), um dos mais prolíficos autores do século XX, que conquistou reconhecimento e sucesso no mercado editorial nos anos 1950 ao iniciar a publicação da série de ficção científica “Fundação”. Foi autor de cerca de 500 livros e de centenas de contos em gêneros diversos, como romances de ficção científica e de suspense, divulgação científica para jovens e para adultos, crítica literária e ensaios sobre religião e humor.

O físico Anderson Fauth, coordenador adjunto do IdEA, é um dos organizadores da versão brasileira do Prêmio Asimov
O físico Anderson Fauth, coordenador adjunto do IdEA, é um dos organizadores da versão brasileira do Prêmio Asimov

Edição-piloto

Essa primeira edição brasileira está sendo organizada em parceria do IdEA com o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Unicamp, o Colégio Técnico de Campinas (Cotuca) e o Colégio Técnico de Limeira (Cotil), sendo que já existem seis escolas inscritas. Segundo o coordenador adjunto do IdEA, Anderson Fauth, a estrutura descentralizada da premiação permitirá o seu crescimento sem o aumento de infraestrutura de recursos computacionais e humanos.

“Este ano estamos aprendendo a organizar o prêmio no Brasil. A atual edição-piloto conta inicialmente com a participação de escolas de Campinas, Limeira e Jundiaí. Esperamos uma participação cerca de 30 escolas e algumas centenas de alunos. Com a experiência que estamos adquirindo este ano será possível expandir o prêmio para outras cidades e futuramente outros Estados brasileiros”, afirma Fauth, que é professor do Instituto de Física “Gleb Wataghin”.

O professor José Alberto Matioli, diretor associado do Cotil, é um dos responsáveis pela coordenação técnica de tecnologia da informação e comunicação do projeto, incluindo suporte e ferramentas de software. O Colégio Técnico de Limeira selecionou quatro estagiários do curso de Técnico em Informática para trabalhar na criação do website e nos sistemas de inscrições, além de quatro profissionais que já atuam na área na instituição. “No momento estão em desenvolvimento as ferramentas necessárias para o gerenciamento das inscrições de escolas, professores e alunos, bem como a submissão das resenhas pelos estudantes e a avaliação desses textos pelos professores que comporão o corpo científico do prêmio”, explica Matioli.

O físico Francesco Vissani, idealizador do Prêmio Asimov, durante palestra para estudantes na Unicamp em setembro de 2019
O físico Francesco Vissani, idealizador do Prêmio Asimov, durante palestra para estudantes na Unicamp em setembro de 2019

Em entrevista por e-mail ao Portal da Unicamp, o físico Francesco Vissani declarou estar muito contente por a Universidade de Campinas ter se inspirado na iniciativa da Itália para aproximar as gerações mais jovens da cultura científica pela leitura e avaliação crítica de livros. “A versão italiana do Prêmio Asimov produziu vários efeitos positivos: professores de escolas e de universidades têm mais oportunidades de conversar, editoras podem ter seus trabalhos avaliados e os escritores obtêm comentários valiosos”, disse o físico. “E o mais importante de tudo, nós percebemos que os jovens estudantes têm muitas coisas úteis para dizer – não há apenas a Greta [Thunberg, ativista sueca]. Nós precisamos dar a eles uma chance de conversar conosco. Nós deveríamos gastar um pouco de nosso tempo para ouvi-los.”

Segundo o cientista italiano, o impacto do Prêmio Asimov nos alunos de seu país é significativo, pois a leitura e a discussão das obras levam a uma busca de aprofundamento nos temas, chegando mesmo a influenciar as decisões dos jovens sobre seu futuro acadêmico e profissional. “Os estudantes precisam usar sua liberdade para avaliar e escolher o livro. Então, o maior efeito, a meu ver, é que eles percebem que as palavras são importantes. Com certeza isso é parte da definição sobre o que realmente significa a democracia”, explica Vissani, complementando que esse julgamento crítico só pode ser manifestado após a leitura da obra.

Professor do Gran Sasso Science Institute (GSSI), Vissani foi o primeiro cientista laureado com a Medalha Occhialini (2008), iniciativa da Società Italiana di Fisica (SIF) em parceria com o Institute of Physics (IOP), do Reino Unido. Diretor de pesquisa nos Laboratórios Nacionais do Gran Sasso do Istituto Nazionale di Fisica Nucleare (INFN), coordenou o curso de doutorado em Física de Astropartículas no GSSI de 2012 a 2018.

Durante sua experiência na Unicamp, o físico italiano ofereceu um minicurso sobre neutrinos com foco nos estudantes de pós-graduação, além de duas palestras de divulgação científica para alunos de Ensino Médio e público não especializado: “Por que o Sol brilha?” e “Vampiros, Fantasmas, Mutantes: Metáforas sobre os Neutrinos”.

Mais informações sobre o Prêmio Asimov-Brasil podem ser obtidas no site www.asimovbrasil.unicamp.br.

Leia mais:

 Criatividade é a bússola que guia a investigação científica, afirma físico Francesco Vissani

Palestra de divulgação científica com físico italiano lota auditório na Unicamp

IdEA recebe italiano na abertura do Programa “Cesar Lattes” do Cientista Residente

Imagem de capa
Cerimônia de entrega do Prêmio Asimov, na Itália, em 2019

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa