EM ANDAMENTO - Colóquio Rouanet inaugura parceria entre Unicamp e Instituto Rouanet

Imagem de divulgação do evento

O Colóquio “O particular e o universal no pensamento de Sergio Paulo Rouanet”, que inaugurará uma parceria entre a Unicamp e o Instituto Barbara-Freitag e Sérgio Paulo Rouanet (Instituto Rouanet), será realizado de 11 a 14 de abril, no Centro Cultural do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), no Auditório do Instituto de Artes (IA), IdEA, e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). A abertura oficial ocorre, dia 12, às 10h, no Centro Cultural do IEL.

Marcos Lopes: "A cooperação acadêmica entre a Unicamp e o Instituto Rouanet acontece em um momento social e histórico decisivo"

O evento, que tem como público-alvo docentes e estudantes, visa abordar o pensamento de Sergio Paulo Rouanet, a partir da tripla perspectiva da Filosofia, da Psicanálise e da Cultura, e tem como eixo a questão da relação entre o particular e o universal.

O Colóquio Rouanet terá algumas atividades conjuntas com o evento “II Vozes Negras na Filosofia”. A cooperação é uma oportunidade única para explorar a interseccionalidade entre as questões da cultura, da filosofia e da luta contra a discriminação racial.

A organização é dos professores Marcos Lopes e Isabella Tardin Cardoso, do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), dos professores Luiz Paulo Rouanet, da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ), de Fernando de Sá Moreira (UFF) e dos Diretores Adriana Rouanet e Flávio Garcia Rocha (Instituto Rouanet).

"Sérgio Paulo Rouanet foi, na segunda metade do século XX, um dos mais importantes intelectuais brasileiros, ao participar do debate público sobre a crítica à “razão ocidental” e seu papel na legitimação das relações de poder. A cooperação acadêmica entre a Unicamp e o Instituto Rouanet acontece em um momento social e histórico decisivo, no qual a discussão contemporânea sobre identidades e desigualdades sociais exige que repensemos a herança iluminista para a própria ideia de racionalidade científica e humanística", disse o professor Marcos Lopes.

Adriana-rouanet - Foto de Maria Leonor de Calasans - site do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da Universidade de São Paulo
Adriana Rouanet: "Rouanet era um grande defensor da emancipação humana"

Para Adriana Rouanet, "Como homem das humanas e da cultura e através de seus textos e de sua prática pública, Rouanet sempre se dedicou a traçar soluções implementáveis e duradouras inspiradas no Iluminismo para que cada vez mais nos aproximássemos a um ideal de sociedade igualitária. Era um grande defensor da emancipação humana. Mas, será que ideias iluministas ainda têm validade nos dias polarizados de hoje, onde lamentavelmente as injustiças racial e de gênero ainda prevalecem? Que soluções são agora possíveis? Que projetos emancipatórios podemos perseguir?”.

Sergio Paulo Rouanet, que foi diplomata, tradutor e ensaísta, faleceu no dia 3 de julho de 2022. Ficou conhecido pela criação da Lei de Incentivo à Cultura, apelidada de “Lei Rouanet”.

Confira a programação completa. Para outras informações, escreva para o e-mail marcoslo@unicamp.br
(Hélio Costa Júnior)

Edição de imagens: Paulo Cavalheri
Adriana Rouanet (Foto de Maria Leonor de Calasans - Site do Instituto de Estudos Avançados -IEA/USP)