Olimpíada de Matemática da Unicamp prorroga inscrições até 15 de abril

Olimpíada de Matemática da Unicamp (Foto: Divulgação)

A Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU) está com inscrições abertas para sua 38ª edição. Realizada pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc), a competição é voltada para estudantes dos ensinos Fundamental (8º e 9º anos) e Médio, de escolas públicas e particulares de todo o Brasil. As inscrições seguem até 15 de abril.

Com uma proposta original e que se difere de outras competições de matemática, para participar da OMU é preciso formar equipes com três estudantes, além de um professor responsável. O objetivo é que os participantes discutam e, juntos, busquem soluções para os problemas e desafios apresentados.

Após duas edições totalmente online devido à pandemia, neste ano, a Olimpíada terá as duas primeiras etapas realizadas de forma virtual e, a terceira, em modo presencial na Unicamp.

A competição está dividida em três fases e todas as provas são dissertativas. Além de avaliar o quanto as soluções estão corretas, a qualidade do texto e da argumentação também é avaliada, de maneira comparativa.

Etapas da OMU

A primeira fase ocorrerá de 25 de abril a 1º de maio e a segunda de 30 de maio a 5 de junho. Já a terceira fase, de onde sairão os medalhistas, será realizada presencialmente na Unicamp, no dia 3 de setembro. No dia seguinte à última prova, dia 4 de setembro, na própria universidade, está marcada a cerimônia de premiação. Serão ao menos 4 medalhas de ouro, 8 de prata e 12 de bronze. Também são premiadas as equipes que se destacaram pela qualidade de redação e argumentação de suas respostas.

As provas são divididas em dois níveis: Alfa (para alunos de 8º e 9º anos do Ensino Fundamental) e Beta (para alunos do Ensino Médio). Os alunos do nível Beta, classificados para a última etapa, poderão também concorrer a uma medalha individual.

“Nosso interesse não é apenas com o resultado final, mas também com o raciocínio, os passos e a argumentação das equipes. Enfim, com um percurso multifacetado do fazer matemático”, afirma Firer.

Sobre a OMU

Em sua 38ª edição, a Olimpíada de Matemática da Unicamp é organizada e preparada por docentes do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Unicamp (Imecc). Em 2021, teve a participação de mais de 5,8 mil alunos de escolas públicas e particulares de 24 estados brasileiros, além do Distrito Federal.

Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU)
7 de março a 10 de abril
Equipes de escolas públicas: R$ 45,00 (por equipe)
Equipes de escolas particulares: R$ 135,00 (por equipe)
Alunos de escolas públicas, cujas famílias sejam beneficiárias do programa Auxílio Brasil, devem solicitar, até dia 1º de abril, a isenção da taxa de inscrição.
Mais informações no site ou e-mail
(Da Redação)
Foto: Divulgação OMU