Dança, teatro, oficina. Confira os próximos eventos do CIS-Guanabara

Cia de Dança Humaniza retoma as atividades no CIS Guanabara
Evento terá aulas de dança, expressão corporal e teatro para pessoas com ou sem deficiência

A Cia de Dança Humaniza retoma as atividades no CIS Guanabara, dia 5 de março. O trabalho, coordenado pela professora Keyla Ferrari Lopes, tem por objetivo oferecer aulas de dança, expressão corporal e teatro para pessoas com ou sem deficiência, acima de 14 anos, bem como seus familiares e comunidade em geral. “O projeto, idealizado em 2003, também prepara pessoas interessadas em atuar na área da inclusão social”, lembra a coordenadora.

Com a participação de 25 alunos, as aulas e ensaios acontecem aos sábados no período das 10h00 às 11h30 nas dependências do CIS Guanabara.

Na primeira semana, os participantes estarão se preparando para a apresentação que ocorrerá no dia 12 de Março, às 16 horas, na sala René Gumiel, no Espaço da Funarte, em São Paulo.

Durante o evento será lançado o livro Dance com ele: interações entre mães e filhos com deficiência, de autoria da coordenadora do projeto. “Essa obra é resultado desse longo trabalho que desenvolvemos com alunos com deficiência e seus familiares”, diz Keyla.

No CIS-Guanabara, o projeto é coordenado pela agente cultural Maria Cristina Amoroso Lima Leite de Barros. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira,829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Mais informações pelo e mail: keylafe@gmail.com

Ricardo Botter Maio ministra a oficina “Pequenos Contos Sonoros”
Atividade é oferecida para alunos do Projeto Guri e aberta ao público em geral

Material de sucata produz sonoridade musical em oficina no CIS-Guanabara. Foto: Ricardo Botter

Imagine aquele resíduo reciclável que você separou do lixo orgânico gerado diariamente na rotina de sua casa. Agora imagine esse material não sendo encaminhado a uma cooperativa de coleta seletiva e, sim, destinado para a produção de alguns sons que podem integrar arranjos musicais.

Essa é a proposta do musicista e artista plástico Ricardo Botter Maio que ministrará nos próximos dias 08 e 10 de março, das 14h00 às 16h00, no CIS-Guanabara a oficina “Pequenos Contos Sonoros”. Garrafas pet, pedaços de plástico, restos de tubos e conexões e fragmentos de ferro estão entre os “ingredientes sonoros” dessa experiência. A oficina será oferecida para alunos do Projeto Guri e ao público em geral.

Ricardo Botter é compositor e, no momento, atua com musicalização fazendo uso de instrumentos alternativos. Começou em 2005 no Instituto Norberto e em 2011 produziu e gravou com o grupo o CD “Tamboreando Sonhos”. Iniciou o trabalho na Associação Pestalozzi em 2009 e em 2013 produziu o CD “O Início de Tudo”. Em 2015 integrou a equipe da Sorri Campinas onde trabalhou com o Centro Dia e o grupo Arte e Cidadania com quem fez o CD “Arte Sonora”. Em 2017 concluiu o CD “Tamboreando Sonhos 2” com o grupo do Instituto Norberto. Todas as composições foram feitas para os projetos das instituições. Atualmente trabalha na Pestalozzi, Sorri Campinas e Lar Sao Vicente de Paulo.

A oficina “Pequenos Contos Sonoros” teve apresentações no MIS Campinas, CIS Guanabara, Casa do Lago, Conservatório Carlos Gomes, Virada Sustentável de Campinas e Valinhos, Projeto Guri Vinhedo, X Encontro de Educação Musical da Unicamp, entre outros eventos.

A duração da performance tem em média 40 minutos e mais 20 minutos de interatividade, experimentações e um espaço para um bate papo sobre detalhes e construção dos instrumentos. (Veja mostra do projeto).

No CIS-Guanabara, o projeto é coordenado pela agente cultural Irani Ribeiro. A iniciativa tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local).

(Da Redação com Amarildo Carnicel/CIS-Guanabara)