Bruce Lewenstein e Marcelo Knobel são os convidados do 9° webinário do Lab-Geopi

Folder do webinário do Geopi

Bruce Lewenstein, da Universidade de Cornell, e Marcelo Knobel, ex-reitor da Unicamp, são os convidados do 9° webinário do Laboratório de Estudos sobre a Organização da Pesquisa e da Inovação da Unicamp (Lab-GEOPI), que ocorrerá no dia 10 de dezembro, às 13h30. O evento é uma parceria do Geopi com a Secretaria Executiva de Comunicação da Unicamp (SEC).

Lewenstein ministrará a palestra "Da popularização à CPCT: mudando a compreensão da ciência e dos públicos”. Knobel falará sobre a “Ciência contra o negacionismo e a pseudociência”.

Lewenstein é professor de divulgação científica e ex-diretor do Departamento de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Cornell. Mundialmente conhecido nos estudos de comunicação pública de ciência e tecnologia, seu trabalho tem duas áreas de impacto: educação para profissionais de CPCT e formulação de políticas de pesquisa sobre conhecimento público em relação à ciência e tecnologia (C&T). Ele é também membro fundador da Rede Internacional de Comunicação Pública de Ciência e Tecnologia, que reúne profissionais dessa área de todo o mundo, e integra o conselho consultivo do recém-criado projeto Global SCAPE (Global Science Communication and Perception), iniciativa do projeto Horizon 2020, da União Europeia, que nos próximos dois anos pretende compor uma imagem global da divulgação científica.

Lewenstein e Knobel se conhecem desde 2007, quando o docente da Unicamp teve a oportunidade de visitá-lo em Cornell. Desde então, mantêm contato por meio de redes, conferências e atividades na área. “O professor Lewenstein é uma referência mundial na área de percepção pública de ciência e tecnologia. Tenho acompanhado seu trabalho por causa da minha vinculação com essa área, com a qual venho colaborando desde o início dos anos 2000, no Laboratório de Estudos Avançados Jornalismo (Labjor) da Unicamp. Ele sempre foi muito generoso colaborando com grupos brasileiros”, disse o ex-reitor. Leia mais.

O webinário será transmitido pelo Zoom (acesso com a senha: 627928) com opção de tradução em português e inglês e também pelo canal da TV Unicamp no YouTube em português.

A mediação do bate-papo virtual será da jornalista Eliane Fonseca Daré, da área de comunicação do Instituto de Geociências (IG) da Unicamp.
(Da Redação)