Estação Zouk: ritmo caribenho invade o CIS-Guanabara

Zouk no Cis_Guanabara

No próximo domingo, a partir das 14 horas, o ritmo caribenho toma conta do CIS-Guanabara que receberá a quarta edição da Estação Zouk. O evento tem o objetivo de divulgar a dança zouk e promover a socialização e a prática dançante. Aberta ao público em geral, a apresentação também tem caráter solidário: o espectador poderá contribuir com um quilo de alimento que será destinado a instituições sociais de Campinas.

Criado pelo grupo Kassav, o ritmo zouk teve origem nas ilhas caribenhas colonizadas pelas França. No Brasil, sua base é a lambada, sendo que os movimentos foram adaptados ao ritmo da música, realizado mais lentamente com movimentos de braços e giros. No entanto, o ritmo foi ganhando contornos próprios nas diferentes regiões do país. Na Bahia, assemelha-se à lambada. No Rio de Janeiro, teve a influência do balé contemporâneo e em São Paulo, surge o lamba-zouk, recebendo ainda influências do hip-hop.

A Estação Zouk surgiu há dois anos com o propósito de difundir o ritmo entre os apreciadores da arte da dança. Na apresentação de domingo haverá a participação de dois DJs convidados, além de escolas de dança, promovendo uma grande integração entre alunos e professores. Segundo os organizadores, com base em edições anteriores, são esperados para esse evento cerca de 150 pessoas e expectativa de arrecadação de 200 quilos de alimentos.
No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação da agente cultural Silvana Di Blasio, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp.

O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). Mais informações: 19-3233-7801 ou e-mail amarildo@unicamp.br