Alimentação é tema de encontro no CIS-Guanabara

Alimentação - CIS-Guanabara

O Cis-Guanabara sedia no dia 29 de abril, a partir das 19h30, a mesa redonda “Alimentação: História e Novas Tendências”. Promovida pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas (IHGG Campinas) a sessão acadêmica será mediada pela historiadora Eliane Morelli Abrahão. A relação afetiva com receitas de família, a influência do design sobre o modo de comer, o papel social do pão ao longo da história e a elaboração dos doces brasileiros e franceses são alguns dos temas que serão discutidos durante o encontro.

“A cozinha de afetos” é o tema que será abordado por Eliane Abrahão. “As receitas de doces dos cadernos culinários de nossas mães e avós nos faz rememorar sabores, cheiros, locais da nossa infância. Mais: permite apreender as perpetuações e descontinuidades dos seus doces prediletos, chegando às incorporações e releituras de tempos mais recentes”, afirma a historiadora. Eliane é doutora em Histórica Cultural (Unicamp) e pós-doutoranda (Museu Paulista da USP).
A jornalista Érica Araium apresenta o tema “Todo comer é você quem desenha. Duvida?”. Idealizadora do projeto Diálogos Comestíveis, Érica afirma que Inovar é um processo decorrente de tomadas de decisões quase sem fim. E faz uma provocação: “Que tal ponderarmos, juntos, sobre as decisões de consumo e entendermos a influência do design sobre tudo, inclusive o comer?”.

Nesse encontro também será possível fazer um passeio pela história do pão. Para falar sobre esse assunto, a padeira, barista e estudiosa da cerveja, Larissa Pedretti apresenta o tema “A panificação na História”. Ela afirma que “de todos os alimentos, o mais atemporal, com certeza, é o pão. O alimento acompanha nossa história e evolui desde que os humanos dominaram o fogo e entenderam a alimentação não só como necessidade de sobrevivência, mas, também, como momento de prazer”. Larissa Pedretti é formada em Gastronomia pelo Instituto Gastronômico das Américas e tem pós-graduação em Gastronomia e Cozinha Autoral pela PUC-RS.

A docente da Universidade Anhembi Morumbi, Lúcia Soares, discorre sobre o tema “A doçaria na história”. Ela ressalta que há uma grande diferença no resultado obtido na elaboração dos doces brasileiros em relação aos doces franceses. “A feitura das receitas francesas aqui, resulta em produtos interessantes, que implicam em diferentes sabores. O que isso significou para a nossa cozinha?”, indaga a palestrante que promove cursos de extensão em confeitaria, no Brasil e no exterior.

No CIS-Guanabara, o evento, com a coordenação do agente cultural Flávio Henrique de Almeida Prado, tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEC), da Unicamp. O CIS fica à Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas (estacionamento gratuito no local). As inscrições para esse encontro devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/7rMo7WH1reRk3vBZA