Livro sobre questões ligadas à pedagogia e infância será lançado na Faculdade de Educação

A Faculdade de Educação promove no dia 23 de abril, às 18 horas, na Sala de Congregação da faculdade, o lançamento do Livro “Pedagogias descolonizadoras e infâncias: por uma educação emancipatória desde o nascimento”. A publicação é organizada por Solange Estanislau dos Santos, Flávio Santiago, Alex Barreiro, Elina Elias de Macedo e Ana Lúcia Goulart de Faria e editada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal).

A obra é resultado das provocações, dos debates e das inquietações ocorridas durante o “II Seminário Internacional sobre Infâncias e pós-colonialismo: em busca de pedagogias descolonizadoras”, ocorrido em 2015, na Unicamp. Portanto, o/a leitor/a estará em contato com uma diversidade de tons textuais que compõe as tessituras desta obra. O II Seminário procurou dissolver a ideia de subalternidade das infâncias construída pelo colonialismo, bem como impulsionou iniciativas que colocam em xeque formas canônicas de compreender as desigualdades sociais experienciadas pelas crianças na educação, inquietando a pensar a construção de pedagogias emancipadoras desde a creche.

Entre os capítulos temos: “Descolonizar o paradigma colonizador da infância”, escrito por Miguel Arroyo; “Ir junto: os desafios de educar uma infância maior”, escrito por Silvio Gallo; “O sentimento, a compreensão de que se pertence à humanidade começa desde sempre”, escrito por Petronilha Beatriz Gonçalvez e Silva; “A infância descolonizadora do tempo”, escrito por Walter Omar Kohan; “Territórios infantis: entre imagens e potências de pensamento”, escrito por Cesar Donizetti Perreira Leite; “A perspectiva pós-colonial e as pesquisas com criança”, escrito por Elina Elias Macedo e Solange Estaislau dos Santos; “Infância, educação e colonialidade: notas para um debate a respeito da ideologia de gênero”, escrito por Alex Barreiro e Flávio Santiago; “Colonizações cotidianas: crianças e educação”, escrito por Maria Walburga dos Santos

A organização é do GEPEDISC- linha culturas infantis. Outras informações com Ana Lúcia Goulart de Faria, pelo telefone 3521-5564 ou e-mail: cripe@unicamp.br