Centro de Memória Unicamp expõe painéis sobre o carnaval na Estação Cultura

Cena do Carnaval do Urucungos: memórias de samba e bumbo (Foto: Divulgação)

O Centro de Memória Unicamp (CMU)  expõe, até 31 de março, na Estação Cultura de Campinas,  painéis na mostra “Do Samba ao Carnaval" - A influência rítmica afrodescendente”. São imagens que revisitam os desfiles das escolas de samba, dos blocos de rua e dos momentos expressivos da cultura popular.

O material reúne 50 trabalhos com acervos do Centro de Memória, do Museu da Imagem e do Som de Campinas (MIS), da Secretaria de Comunicação de Campinas, da fotógrafa Fabiana Ribeiro e do artista plástico Aluízio Jeremias.

A exposição traz os desfiles das Escolas de Samba da cidade, blocos históricos que influenciaram diversos coletivos atuais e a lembrança de Alceu Estevam, um dos fundadores do grupo Urucungos, Puitas e Quijengues, por meio de suas memórias do samba de bumbo praticado nos quintais das casas de familiares.

SERVIÇO
Exposição de painéis: Do Samba ao Carnaval" - A influência rítmica afrodescendente”
Período: até 31 e março
Onde: Estação Cultura de Campinas - Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro