“Boleiros 2” e "Uma Outra Cidade" na mostra São Paulo segundo Ugo Giorgetti

Boleiros

“São Paulo segundo Ugo Giorgetti”, mostra que traz a filmografia completa do cineasta paulistano, atualmente artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp, apresenta nesta terça-feira (23) “Boleiros 2 – Vencedores e Vencidos”, de 2006, e “Uma Outra Cidade”, de 2000. Após a exibição, às 18h30, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista paulistano.

O bar do Aurélio (Sílvio Luiz), tradicional reduto de boleiros famosos, está prestes a ser reinaugurado e acaba de ganhar um novo sócio, o herói pentacampeão Marquinhos (José Trassi). O futebol é o tema central das conversas, que são resumidas em três histórias: a do falso argentino Rafael Benitez (Petrônio Gontijo); do misterioso Nestor (Walter Portella), que retornou recentemente do México e quer convencer a todos que foi um grande jogador; e do assistente-técnico Barbosa (Duda Mamberti), que tinha várias ideias na cabeça, mas jamais conseguiu colocá-las em prática numa partida de futebol. “Boleiros 2” é um filme sobre o Brasil atual, visto através do futebol.

Na mesma sessão será exibido o documentário “Uma Outra Cidade”, enfocando a São Paulo das décadas de 1950 e 1960 revisitada por Rodrigo de Haro, Antônio Fernando de Franceschi, Cláudio Willer, Jorge Mautner e Roberto Piva. Lugares e personagens da capital são recuperados e revividos pelo viés da cultura, às vezes recriados com lúcida precisão, às vezes com humor delirante. O filme de 58 minutos foi realizado por meio de uma associação entre a produtora SP Filmes e a TV Cultura.

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI
Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.

Veja o vídeo de Ugo Giorgetti falando sobre “Boleiros 2”: https://youtu.be/7nS6CxGhS9I

Veja o vídeo de Ugo Giorgetti falando sobre “Uma Outra Cidade”: https://youtu.be/_p9ygUcWK8g