Evento no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas terá lançamento de livros e mesa-redonda

O lançamento dos livros "Ferreiros e fundidores da Ilamba", de Crislayne Alfagali, e "Os direitos das mulheres: feminismo e trabalho no Brasil (1917-1937)", de Glaucia Fraccaro, acontece no dia 18 de outubro, a partir das 15 horas, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Na ocasião, as autoras participarão da mesa-redonda “Trabalhadores e trabalhadoras no Brasil e na África ”. A organização é do Centro de Pesquisa em História Social da Cultura (Cecult)

Em "Ferreiros e fundidores da Ilamba", Crislayne Alfagali desvenda o modo como os centro-africanos lidaram com a inciativa colonial de instalar uma fábrica de ferro na região da Ilamba, em Angola, durante a segunda metade do século XVIII. Ao privilegiar o ponto de vista das lideranças políticas e dos trabalhadores centro-africanos, o livro conta uma nova história da construção da Real Fábrica de Nova Oeiras.

Em Os direitos das mulheres, Glaucia Fraccaro analisa a participação das mulheres no mercado de trabalho e nos sindicatos de São Paulo no início do século passado. Das greves de 1917 à instauração do Estado Novo em 1937, o livro abrange um efervescente período para a conquista de novos direitos das mulheres, como a licença maternidade, a igualdade salarial e a regulação da jornada de trabalho.

AS AUTORAS

Crislayne Alfagali - É mestre em História Social da Cultura e doutora em História Social da África pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Suas principais áreas de interesse são: História do Brasil Colônia e História da África, concentrando a pesquisa em temas como: conexões históricas e culturais entre África e Brasil, elementos materiais da cultura, história do trabalho e história de Angola. Atualmente é professora do Departamento de História da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Glaucia Fraccaro - É mestre em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. Em 2016, defendeu, na História Social do Trabalho (Unicamp), a tese "Os Direitos das Mulheres - organização social e legislação trabalhista no entreguerras brasileiro". Foi Coordenadora de Autonomia Econômica das Mulheres da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica PUC-Campinas. Suas principais áreas de interesse são: história do feminismo, história da esquerda no Brasil, história das mulheres e gênero.

OS LIVROS

Capa Livro Glaucia e Cristiane

Para mais detalhes envie e-mail para leodemf@gmail.com ou acesse o link