Zeferino Vaz Ideia de Universidade

Capa do livro Zeferino VazNo dia 15 de outubro, às 14 horas, na sala CB-55 do Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA2), à rua Sérgio Buarque de Holanda 800, no Ciclo Básico, acontece o lançamento do livro “Zeferino Vaz Ideia de Universidade” (Mercado das Letras). A publicação foi organizada por Elisabete Monteiro de Aguiar Pereira, da Faculdade de Educação (FE) e por Neire do Rossio Martins, do Sistema de Arquivos (Siarq).

O objetivo da obra é proporcionar aos leitores o conhecimento sobres as ideias de Zeferino Vaz que deram sustentação ao projeto de fundação da Unicamp, a segunda universidade pública paulista, criada na década de 1960.

O livro traz um conjunto de discursos, artigos, relatórios e entrevistas de Zeferino Vaz produzidos durante sua trajetória na universidade, selecionado de seu acervo preservado no Arquivo Central do Sistema de Arquivos da Unicamp. Os documentos foram comentados pela professora Elisabete Monteiro Aguiar, a fim de contextualizá-los à luz de seus estudos em ensino superior. Corpo e alma da Unicamp estão nos textos apresentados, desde o primeiro documento intitulado “Lançamento da Pedra Fundamental da Cidade Universitária da Universidade de Campinas” em 5 de outubro de 1966, até seu último discurso como reitor, em 17 de abril de 1978.