Mostra “São Paulo segundo Ugo Giorgetti” exibe "O Príncipe”

O príncipe

A mostra de cinema “São Paulo segundo Ugo Giorgetti” traz nesta terça-feira (9) o longa-metragem “O Príncipe” (2001), com Eduardo Tornaghi, Bruna Lombardi, Ricardo Blat e Nydia Lícia. Gustavo é um homem de meia idade que vive em Paris há mais de 20 anos. Ele leva uma vida pacata de intelectual sul-americano no exílio, feita de conferências, palestras, traduções e artigos para publicações especializadas, de pouca tiragem, mas muito prestígio.

O tempo, porém, acaba por desarrumar os arranjos mais convenientes. A mãe de Gustavo se tornava cada vez mais frágil com a idade e, além disso, um sobrinho, praticamente o último parente que restara além da mãe, adoecera. Gustavo precisa voltar. Pelo menos para verificar como estão as coisas com a família. A partir dessa chegada, o filme trata dos diversos sentimentos, sensações, acontecimentos e descobertas que Gustavo faz sobre uma cidade que deixou há mais de vinte anos e que se transforma na velocidade de São Paulo.

A viagem de Gustavo pela cidade que não existe mais, e seu encontro com amigos que não são mais os mesmos, vai dar o tom do filme, vagamente nostálgico, suavemente sarcástico, algumas vezes melancólico, muitas vezes hilariante, quase uma comédia. “O Príncipe” é um filme sobre memórias, com um clima meio outonal, essa estação do ano indecisa entre o calor e o frio que vai chegar, onde se tem a sensação de que alguma coisa lentamente está indo embora.

“São Paulo segundo Ugo Giorgetti” traz a filmografia completa do cineasta paulistano, atual artista residente do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Após a exibição, às 18h30, na Casa do Lago da Unicamp, haverá um debate com o diretor, produtor e roteirista paulistano.

Veja o trailer de “O Príncipe”:

SÃO PAULO SEGUNDO UGO GIORGETTI
Ciclo completo da filmografia do cineasta paulistano; após as exibições haverá um debate com o diretor.
Data: 14/08/2018 a 06/11/2018, às terças-feiras.
Horário: 18h30 às 21h45.
Local: Sala de Cinema da Casa do Lago. Av. Érico Veríssimo, 1011, Cidade Universitária, Campinas.
Programação: www.idea.unicamp.br/filmografia-ugo-giorgetti
Realização: Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp.
Informações: (19) 3521-5223, idea@idea.unicamp.br e www.facebook.com/idea.unicamp/.