IA oferece curso de especialização em gestão, política e produção cultural

O Instituto de Artes da Unicamp cria o primeiro curso de especialização, como atividade de extensão universitária, na área de gestão, política e produção cultural. Com início em agosto de 2017, as inscrições seguem abertas até o dia 31 de julho. Essa iniciativa é direcionada tanto para o público interno, como também, e sobretudo, externo da universidade cumprindo, assim, a importante missão de nossas instituições públicas de ensino na formação e na qualificação de agentes culturais.

Como sabemos, os processos de gestão, política e produção cultural vêm ganhando uma complexidade cada vez maior nas últimas décadas. Atualmente, esse tipo de atividade implica o trabalho combinado de inúmeros profissionais como administradores, agentes culturais, produtores, publicitários, artistas, entre outros. Além da crescente divisão de trabalho, os campos da gestão, política e produção envolvem agências e instituições dotadas muitas vezes de lógicas distintas ou mesmo contraditórias. Entre o artista (ou o produtor cultural stricto sensu) e o público atuam o Estado, com suas políticas culturais, e empresas privadas, locus de racionalidades inerentes ao sistema econômico, muitas vezes conflitantes, tanto um quanto o outro, com a natureza dos processos da criação artística.

O objetivo geral deste curso é, portanto, qualificar e ampliar o conhecimento específico de agentes que já atuam, ou desejam se iniciar, nesse campo complexo dos chamados “Bens Culturais”. Por atuarem como mediadores entre a esfera cultural, as políticas públicas e o mundo dos negócios, esses agentes devem ser portadores de uma base intelectual ampla e sólida. Assim, pretende-se oferecer aos estudantes deste curso uma formação multidisciplinar e, ao mesmo tempo, teórica e prática.

O corpo docente é altamente qualificado formado por professores, pesquisadores e gestores culturais com ampla experiência em seus campos específicos de atuação. A coordenação geral do curso é de Cacá Machado, que além de professor/pesquisador do Instituto de Artes da Unicamp, foi Diretor da Funarte/MinC (2009/2010), do Auditório Ibirapuera (SP, 2011) e atualmente é Diretor-Presidente da Associação do Amigos do Centro Cultural São Paulo (SP).

Curso de Especialização "Gestão, Política e Produção Cultural"

Início: 19/08/2017

Sábados das 9 às 17h