Docente que foi à Antártida relata suas experiências em palestra aberta à comunidade acadêmica

O docente do Instituto de Geociências Alessandro Batezelli e equipe explorando a ilha em temperatura mais amena

O professor do Instituto de Geociências da Unicamp, Alessandro Batezelli, que passou 70 dias numa expedição científica na Antártida entre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, vai compartilhar com a comunidade acadêmica parte do aprendizado adquirido no continente gelado. No dia 9 de abril ele ministra no IG a palestra “Antártica: Geologia e Paleontologia da Ilha Vega”. Nela, Alessandro abordará temas de interesses científicos, bem como curiosidades acerca da experiência de uma expedição ao continente antártico. O evento ocorre às 17h na sala 212 do Instituto de Geociências da Unicamp. O IG fica à rua Carlos Gomes, 250, no campus de Campinas.

O docente participou da expedição a convite do paleontólogo do Museu Nacional do Rio de Janeiro, Alexander Kellner. O grupo, formado por paleontólogos e geólogos do Museu, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e da Universidade do Contestado (UnC) coletou uma tonelada de fósseis de cerca de 80 milhões de anos. Batezelli descreveu a parte da geologia de Vega, ilha onde realizaram as pesquisas durante cerca de 50 dias de total isolamento. Parte do material deverá ficar no IG para exposição didática.