Aluno da Unicamp, o refugiado sírio Kamel Zanou, faz palestra no Castro Mendes

Era 15 de janeiro de 2013, por volta de uma hora da tarde, quando uma bomba explodiu na Universidade de Alepo, na Síria, e dizimou perto de 80 estudantes e deixou outros 190 feridos. Kamel Zinou, aluno do curso de Engenharia Elétrica da Unicamp, que nasceu naquele país, sentiu o chão tremer poucos minutos após sair pelos portões da instituição síria, onde acontecia o exame nacional para admissão na faculdade. “Saí da Universidade e minutos depois senti o chão tremer e o estrondo de bombas. Eu tinha interesse em fazer o exame no ano seguinte na Universidade e, por isso, acompanhei alguns amigos no teste”, lembra o estudante.

A história de Kamel será contada na segunda edição do TEDxCampinas, que acontecerá no Teatro Castro Mendes, no sábado (6), das 9 às 18 horas. Outros 14 jovens participarão em exposições de 15 minutos cada, com transmissão ao vivo pelo Facebook do evento. As palestras TEDx são multidisciplinares e tratam sobre o ser humano e experiências de vida e seguem os critérios e diretrizes globais como a de uma conferência TED (veja texto abaixo).

Kamel Zanou não pensa em voltar a viver na Síria

Foi depois do episódio na Universidade que os pais do estudante decidiram que não poderiam mais viver naquele país em meio a uma das maiores guerras civis de sua história. Após várias pesquisas, sem ao certo saber para onde ir, decidiram pelo Brasil. A família desembarcou em Campinas no ano de 2014 e deixou para trás tudo que haviam construído ao longo de 40 anos. No próximo dia 15 eles comemoram cinco anos de tempos de paz, longe dos bombardeios e explosões pelos quais passaram desde 2012, quando iniciaram os primeiros conflitos na região.  

Kamel Zinou teve muitas dificuldades com a língua ao chegar no Brasil, tanto é que não conseguiu na primeira tentativa passar no exame de transferência da Unicamp. “Tive muito pouco tempo para estudar e ninguém da minha família sabia o Português. Depois de muito esforço e ajuda de amigos consegui passar no exame no segundo semestre de 2015”, explica. Ainda assim as dificuldades não permitiram que fizesse várias disciplinas no semestre. Atualmente está praticamente na metade do curso. “Estou melhorando cada vez mais. Tenho muitos amigos que me ajudam”.  

O futuro engenheiro eletricista não pretende voltar para a Síria, pois a família teve uma ótima adaptação no Brasil. Ele pretende, depois de terminado o curso na Unicamp, trabalhar na indústria e se estabelecer para sempre em terras brasileiras. “Gostaria de voltar ao país (Síria) para passear e visitar amigos e parentes, mas não tenho mais planos de morar lá”, menciona.

Sobre o TED - TED é uma organização sem fins lucrativos com o propósito de promover ideias que merecem ser espalhadas. TED começou com uma conferência de quatro dias na Califórnia, Estados Unidos, há mais de 30 anos e cresceu para apoiar ideias que mudam o mundo. Saiba mais no site TED.com e siga TED no Twitter, @TEDTalks, ou facebook.com/TED

Sobre o TEDx - No espírito de “ideias que merecem ser espalhadas”, o TEDx é um programa de eventos locais organizados de maneira independente, que reúne pessoas para compartilhar experiências como as de uma conferência TED. Em um evento TEDx, há uma combinação de vídeos de TEDTalks e palestrantes, para gerar discussões profundas e conexões em grupos locais. Esses eventos locais e organizados de maneira independente levam a marca TEDx, onde x = evento TED organizado de maneira independente. Informações: Facebook: www.facebook.com/tedxcampinas ; Instagram: @tedxcampinas ; Site: www.tedxcampinas.com.br

Texto: Raquel do Carmo Santos
Fotos e edição de imagens: Luis Paulo Silva   

twitter_icofacebook_ico