Bienal Sesc de Dança: ‘Dança Doente’ no CIS-Guanabara

Dança doente

Nos dias 15 e 16 de setembro (sexta-feira e sábado), às 21h30, na Gare do CIS-Guanabara, o coreógrafo piauiense Marcelo Evelin apresenta Dança Doente, espetáculo que mistura a dança Butô com os movimentos do Candomblé. Segundo o bailarino e coreógrafo japonês, Kazuo Ohno, falecido em 2010 aos 103 anos, “Butô é uma das mais arrojadas formas de dança contemporânea, única do Japão. Expressa ao mesmo tempo tantas ideias diferentes que é impossível defini-la. Ela somente choca e surpreende.”

Admirador do trabalho de Tatsumi Hijikata (1928-1986), um dos criadores do Butô na década de 1970, Marcelo Evelin tem o Japão como principal inspiração para sua produção artística. Nessa montagem ele faz uma homenagem ao livro de memórias de Hijikata, A Dançarina Doente.  Os bailarinos do espetáculo são adornados por quimonos, rendas brancas, máscaras e colares, fazendo referência ao expressionismo e surrealismo da dança japonesa e, também, ao universo do Candomblé. Em tom fantasmagórico, o espetáculo de Evelin remete às noções de doença e de morte. A apresentação tem duração de 90 minutos e os ingressos custam R$ 20,00 (inteira), R$ 10,00 (estudantes com carteirinha e aposentados) e R$ 6,00 (credencial do Sesc). O espetáculo é proibido para menores de 18 anos. O CIS-Guanabara está localizado na Rua Mário Siqueira, 829, Botafogo, Campinas, com estacionamento gratuito.

A Unicamp é uma das principais parceiras da Bienal Internacional de Dança do Sesc que acontece em Campinas no período de 14 a 24 de setembro. CIS-Guanabara, Casa do Lago e Ciclo Básico são os espaços que receberão apresentações da décima edição do evento. O público de Campinas terá a oportunidade de presenciar um panorama da dança contemporânea nacional e internacional. Nomes novos e consagrados compõem 67 atividades, entre espetáculos, performances, intervenções, instalações, ações formativas, oficinas, exibição de filmes e lançamentos de livros.

Veja a programação nos diferentes espaços da Universidade.

Saiba mais sobre a Bienal Sesc de Dança 2017 na matéria do Jornal da Unicamp.