Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..Campinas, de 5 a 11 de Novembro de 2001

Eunicamp
Eunicamp
NESTA EDIÇÃO
.Doação - pág. 1   .Inscrições - pág. 7
.Homenagem - pág. 2 .Oportunidades - pág. 7
.Maculosa - pág. 3 .Teses - pág. 8
.Seminário - pág. 3 .Comemoração - pág. 9
.Saúde - pág. 4 .Competição / On Line - pág. 10
.Campanha - pág. 4 .Extensão - pág. 11
.Painel da semana - pág. 5 .Na galeria - pág. 11
.Em dia - pág. 6

.Pessoas - pág. 12

 
...COMEMORAÇÃO
Eunicamp
30 de arte
Eunicamp


FIT, Feia, Mostradamus, Unidança, Unicenas, Unimúsica, concertos de final de ano, como Le Roi David, Carmina Burana, A flauta mágica, Coral do Restaurante, Coral, da Biologia, Coral Vozes, Oficina Coral, Madrigal Unicamp, Trem de Cordas, Algodão n’Oreia, Zíper na Boca...Fazer arte na Unicamp sempre foi uma missão.

Oficialmente, as artes na Unicamp contabilizam 30 anos a ser comemorados com uma extensa programação em novembro.
Documentos comprovam a realização do primeiro Concerto Oficial do Coral Unicamp, à época formado por 92 vozes, sob a regência do maestro Benito Juarez, em 16 de novembro de 1971, na Igreja Católica Imaculada Conceição, a Catedral Metropolitana de Campinas.

Trinta anos depois, o concerto será revivido por meio de uma apresentação da nova geração do Coral Unicamp, hoje denominado Zíper na Boca e sob regência de Vivien Nogueira, no dia 17 de novembro, na mesma catedral. A proposta é convidar integrantes de 1971 para participar da interpretação de uma das músicas do repertório.

A partir de 7 de novembro, um projeto do Instituto de Artes (IA), realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Campinas leva as artes da Unicamp para as galerias do Centro de Convivência Cultural de Campinas (CCCC) por 19 dias. Até 1º de dezembro, Campinas vai reconhecer o trabalho de artistas da Unicamp, entre eles grandes nomes da cultura brasileira, por meio de exposições de fotos de artes plásticas, espetáculos de dança, teatro e projeções de vídeos.

O projeto 30 anos, segundo a diretora do IA, Helena Jank, é uma reunião de idéias do Ceprod, coordenado pela jornalista Cida Godoy, do professor Geraldo Porto e dos Núcleos Interdisciplinares de Difusão Cultural (Nidic) e de Comunicação Sonora (NICS) e do Centro de Documentação em Música Contemporânea (CDMC). A primeira atividade da programação é a abertura de uma exposição a ser instalada nas galerias do CCCC, para as quais foram selecionadas obras dos artistas plásticos Fúlvia Gonçalves, Alvaro De Bauptista, Bernardo Caro, Berenice Toledo, Suely Pinotti, Marco do Valle, Lúcia Fonseca, Noboru, Geraldo Porto, E. Nardin, M. Burti, Akiko Fujita, Marília Brandão, Gastão M. Henrique, Ivanir Conzeniosque, Lygia Eluf, Ernesto Boccara, Louise Weiss e Tuneu. A mostra acompanha as outras atividades até 25 de novembro.

Um painel exibindo 433 nomes de pessoas que compõem e compuseram o quadro de profissionais que se dedicaram às artes na Unicamp será instalado na galeria A do Centro de Convivência Cultural de Campinas. Segundo o professor Geraldo Porto, um dos organizadores do evento e idealizador do painel, algumas pessoas foram encontradas nas páginas de recursos humanos da universidade, outras, foram tiradas do coração e da memória. A lista contém nomes de funcionários e professores da unidade.

O público será recepcionado todos os dias com espetáculos de dança e projeções de vídeos, na galeria C do Centro de Convivência, a partir das 20 horas durante a semana e aos domingos, às 19 horas. As atividades são de autoria de professores e alunos dos departamentos de artes corporais e multimeios. Segundo a professora Helena Jank, a primeira a ensinar cravo na

Unicamp, as atividades têm a participação de graduandos, pós-graduandos, professores, ex-professores e ex-alunos. Para ela, que compartilhou bons e difíceis momentos desde que começou a lecionar no departamento de música, em 1974, antes da criação do instituto, as artes na Unicamp tiveram uma evolução notável. “Na situação em que estou, como diretora, tenho a visão geral de toda a riqueza do instituto. Para quem esteve no começo, dava aula em qualquer lugar, é uma evolução maravilhosa.”

O acesso às atividades a ser realizadas no Centro de Convivência Cultural é gratuito e livre à sociedade. O único evento a ser cobrado é o Projeto Shakespeare em Cena, uma série de espetáculos inspirados na poética shakespeariana a ser apresentados nos dias 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23 e 24, na Confraria da Dança. As informações sobre os 30 anos do instituto de Arte podem ser obtidas pelo telefone (19) 3788-7194 (com Cida Godoy ou Paula Coelho). O telefone da Confraria da Dança para confirmação de preços é (19) 3213-3423. O site do IA é www.iar.unicamp.br.

 

 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br