Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..Campinas, de 1 a 7 de Outubro de 2001

Eunicamp
Eunicamp
NESTA EDIÇÃO
.Institucional - pág. 2 .Teses - pág. 8
.Integração - pág. 2.Comunidade - pág. 9
.Cidadania - pág. 3.Atendimento - pág. 9
.Tecnologia e Saúde - pág 3.Meio Ambiente - pág. 10
.Educação - pág. 4.Alimentação - pág. 10
.Profissionalização - pág. 4.Artes Plásticas - pág. 11
.Painel da semana - pág. 5.Lançamento - pág. 11
.Em dia e Inscrições - pág 6

.Personagem - pág. 1

.Oportunidades - pág. 7.Cinema - pág. 12
.Eventos futuros - pág. 8 .Teatro - pág 12
 
...INSTITUCIONAL
Eunicamp
Consu homologa Crósta para a PRDU
Eunicamp


O nome do professor Alvaro Penteado Crósta, que vinha respondendo desde 6 de agosto pela Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) da Unicamp, foi homologado pelo Conselho Universitário (Consu), na reunião do dia 25 de setembro. Crósta substituiu Jurandir Fernandes, que deixou órgão para ocupar a Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos, atendendo a um convite do governador Geraldo Alckmin. Anteriormente, o atual pró-reitor exercia as funções de chefe-adjunto de Gabinete.

De acordo com Crósta, o excelente trabalhado desenvolvido pelos professores Luis Carlos Guedes Pinto e Jurandir Fernandes, que o antecederam na função, proporcionou estabilidade à PRDU, o que tem facilitado a condução de diversos projetos. O Plano de Carreira, Vencimentos e Salários (PCVS), por exemplo, terá a sua primeira fase, que compreende o enquadramento inicial, concluída em meados de outubro. A segunda etapa começará logo em seguida. Também está sendo finalizada a implantação do novo sistema informatizado de ações e processos de recursos humanos (SIARH).

Outra medida importante tomada recentemente foi a assinatura de acordo no Ministério Público, o que assegurou a continuidade da implementação das ações de segurança do trabalho e medicina ocupacional. Além dessas frentes de atuação, a PRDU também tem concentrado esforços nas seguintes áreas: realização de concursos públicos para as funções atualmente ocupadas por servidores Funcamp, reformulação do Programa de Estagiários, início dos estudos para implantação de novo sistema informatizado de administração universitária e adequação da estrutura dos órgãos da PRDU (Prefeitura, Estec, DGA) para dar agilidade às obras e ações aprovadas no Plano Estratégico Institucional (PEI).

O conjunto de ações engloba, ainda, a conclusão do processo de certificação das unidades, estabelecendo as necessidades do quadro funcional da Universidade, a execução do projeto viário para o Campus, reconstituição da vegetação nativa em áreas do Campus, revitalização da área externa do Ciclo Básico, construção de estações de tratamento de água e de esgoto, implantação de restaurantes universitários alternativos, execução do plano de atualização tecnológica do Centro de Computação e do Cenapad, reformulação do portal da Unicamp na Web, término da construção do Bloco D e do prédio do Hospital Leito-Dia do HC.

Alvaro Crósta é professor associado junto ao Instituto de Geociências da Unicamp. Formou-se em Geologia pela Universidade de São Paulo, é mestre em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e doutor em Ciências pelo Imperial College (Universidade de Londres). Entre os anos de 95 e 96, fez pós-doutorado junto ao Desert Research Institute (Universidade de Nevada – EUA).


Eunicamp
...INTEGRAÇÃO
Eunicamp


Biologia realiza Congresso Aberto

Alunos do curso de biologia da Unicamp realizam de 8 a 12 de outubro o 5º Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia, no Centro de Convenções do Ginásio Multidisciplinar de Esportes. Segundo Kayna Agostini, coordenadora-geral, o evento é resultado de uma decisão tomada em 1996 com a finalidade de ampliar e diversificar a semana de estudos de Biologia da Unicamp e promover a integração entre estudantes e profissionais de biologia e áreas correlatas. “A idéia é reunir estudantes do Brasil todo para que eles tenham contato com outros estudantes e com profissionais renomados da área”, garante Kayna. A intenção dos organizadores, segundo a estudante, é que os congressistas conheçam as possibilidades da biologia.

O evento deve reunir futuros biólogos de São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro, minas gerais, Bahia, Alagoas, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pernambuco, Distrito Federal e de Mato Grosso do Sul. “As inscrições seriam encerradas em setembro, mas na metade de junho tivemos 1278 inscritos. Não abrimos vaga para manter a qualidade do congresso”, justifica Kayna.

As discussões que envolvem o 5º Congresso são bem abrangentes. “Para que nenhuma área fosse privilegiada, procuramos abrir o leque de conhecimentos”, comenta Kayna. Em todos os períodos acontecem tr6es palestras simultâneas, uma sobre educação, uma da área molecular e outra da área ambiental. “O nosso congresso não é específico. Ele é objetivo por ser mais abrangente”, garante a coordenadora. A proposta, ao diversificar os temas, é mostrar como a Biologia é uma área grande.

Uma novidade no congresso que, na opinião de Kayna, acaba sendo um momento de entretenimento, é o slide show, uma seleção de imagens que são transmitidas em forma de filme. “O slide mostra imagens do Brasil e de outros países, como a Indonésia, apresentando a diversidade de fauna e flora.”

Entre as principais palestras a serem proferidas no evento estão “Ser bandido é uma adaptação Darwiniana” e “Evolução e comportamento humano”, por Renato Flores; “A evolução da linguagem e a evolução morfológica”, por Eleonora Cavalcanti.
Um dos grandes nomes da Biologia , o professor Douglas Futuyma, da New York University, profere palestra sobre Biologia Evolutiva, dia 10 de outubro, às 14 horas, no salão 1 do Centro de Convenções.

O evento será encerrado no dia 12 outubro com uma Conferência do Projeto Biota da Fapesp, coordenada pelo professor Carlos Alfredo Joly, do Instituto de Biologia da Unicamp. A conferência será seguida da premiação dos painéis produzidos pelos congressistas no Ginásio Multidisciplinas da Unicamp. A programação é restrita aos inscritos.

 

 

 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br