| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 342 - 30 de outubro a 12 de novembro de 2006
Leia nesta edição
Capa
Inovação e experiência
Saber e royalties
Incamp
Pré-incubação
Inovação regional
Parcerias viabilizadas ?
Público parceiro
Inova 1
Inova 2
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Portal no JU
Livro da semana
Divulgar a ciência
Financiar a cultura
 

7

Parceria com municípios faz com que
projetos concebidos por docentes e
pesquisadores beneficiem milhares de pessoas

Quando o público é
o maior parceiro

A analista Iara Regina da Silva Ferreira: aposta na diversidade (Foto: Antoninho Perri/Divulgação)Em 2005, a Inova formulou seu primeiro planejamento estratégico. A iniciativa, que estipula metas e objetivos para o quadriênio 2005-2008, está alinhada aos princípios do planejamento estratégico da Unicamp, o Planes. No documento que detalha os sete objetivos da agência para o período, consta que o primeiro deles é tornar a Inova “referência nacional na articulação de parcerias”. O documento, obviamente, faz menção a parcerias efetuadas em todas as áreas de atuação da agência. Num desses segmentos, o de parceria com gestores públicos, as ações revelam que o objetivo preconizado não só vem sendo cumprido, como referendam a tradição da Unicamp na formulação de políticas públicas. Exemplos são os acordos levados a cabo pela agência com prefeituras de pelo menos 20 municípios paulistas. Aplicados nessas cidades, projetos concebidos em diferentes unidades da Unicamp alcançam hoje milhares de pessoas.

As demandas, porém, não estão circunscritas ao território paulista. Pedidos chegam de gestores públicos do Espírito Santo, Santa Catarina, Ceará e de outros Estados. Um exemplo de projeto de aplicabilidade de alcance nacional foi o software desenvolvido por pesquisadores do Laboratório de Redes de Comunicações (LaRCom), que funciona na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e do ITA. O programa está sendo utilizado pela Receita Federal para combater a sonegação fiscal no país. O contrato, viabilizado após convite da Receita feito com ajuda da Inova, foi assinado no final de 2005. Ao todo, o o órgão investirá R$ 9 milhões no convênio, cuja duração prevista é de dois anos. Foi a primeira vez que a Receita buscou soluções nesse sentido fora do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).

Alunos em laboratório de informática de escola pública em São José do Rio Preto: projeto Conexão do Saber, desenvolvido na FEEC, beneficia 20 mil estudantes de 38 escolas do município“Nossas parcerias com instituições governamentais estão tendo um impacto muito interessante na Universidade”, atesta Iara Regina da Silva Ferreira, analista de parcerias da Inova, referindo-se, entre outros cases, à carteira de projetos concebidos na Unicamp. Ao todo são 68 propostas apresentadas por docentes depois de convocação feita pela Inova. “Ficamos surpresos com o número de trabalhos”, revela a analista. Materializadas em projetos de pesquisa, as propostas foram tornadas públicas no seminário Inova nos Municípios, ocorrido em 2005. Os projetos estão detalhados num catálogo que hoje é oferecido às prefeituras, sobretudo do Estado de São Paulo.

As 68 propostas de projetos de pesquisa estão divididas em quatro grandes áreas: projetos culturais, educação, meio ambiente e administração pública, revelando a heterogeneidade da produção acadêmica da Unicamp. “O conjunto mostra que, além de sua vocação na área de informação tecnológica, a Universidade aposta na diversidade”, avalia Iara, ressaltando que aproximações vêm sendo feitas com secretarias de cultura de municípios para a implementação de projetos que cobrem um amplo leque de interesses, que abrangem de apresentações de teatro, música, expressão corporal e oficinas circenses até a utilização da dança como recurso expressivo no âmbito da saúde mental e psicossomática.

Workshop de teatro promovido pelo professor Fernando Aleixo em parceria com a prefeitura de Itatiba: catálogo de propostas da agência traz vários projetos culturais O mesmo conceito se aplica às outras três áreas. No setor educacional, por exemplo, os assuntos vão da capacitação de professores à educação a distância. Na área de meio ambiente, as propostas elaboradas por docentes sugerem ações em diferentes frentes, entre elas coleta de lixo orgânico e químico, gestão de recursos hídricos, avaliação de impacto ambiental, energia eólica para comunidades isoladas, saneamento e controle ambiental etc. Já na esfera da administração pública, as intervenções propostas pelos pesquisadores passam por temas como turismo rural, diagnóstico de segurança alimentar, gestão e conservação de energia, incubadora tecnológica de cooperativas populares, conservação e restauro de bens patrimoniais, entre outros.

O professor Leonardo de Souza Mendes (à dir.), coordenador do LaRCom, durante demonstração a representantes da Receita, da Inova e da Unicamp: software contra a sonegaçãoEsse trabalho de parceria com prefeituras teve início no Espaço Funcamp de Políticas Públicas. Migrou para a Inova quando da criação da agência e foi, desde então, sistematizado, passando a ter um conteúdo programático. Além de ouvir a demanda dos gestores quando procurada espontaneamente, a equipe de parcerias da Inova nos Municípios faz um trabalho de prospecção nas prefeituras e busca nas unidades da Unicamp docentes interessados no desenvolvimento da pesquisa. Também organiza encontros para apresentar a gestores públicos e docentes os resultados de projetos de parceria, a exemplo do próximo que será realizado no segundo semestre de 2007.

Para reforçar este diálogo permanente com o setor público, a Inova nos Municípios mantém um site de relacionamento (www.inova.unicamp.br/inovanosmunicipios/), por meio do qual são apresentados os trabalhos desenvolvidos na Universidade, tornando-os mais acessíveis. O espaço é enriquecido com artigos, notí-cias e links sobre o relacionamento universidade e setor público.

ALGUNS PROJETOS IMPLANTADOS

Cultura
Projeto de teatro de rua concebido pelo professor Luís Rodrigues Monteiro, do Instituto de Artes (IA). O projeto prevê a apresentação da peça Ubu-Rei e do Circo de Pau a Pique, e integra parceria firmada com a prefeitura de Atibaia.

Infovia
Desenvolvido pelo LaRCom, na FEEC, o projeto Infovia Municipal prevê a implantação de infra-estrutura de rede comunitária de comunicações nos municípios. Acaba de ser implantado em Pedreira. Os projetos Conexão do Saber, SIG2M, Gestão de Cadastro e de Programas Sociais, Cartão Cidadão e CADSUS, descritos abaixo, integram o Infovia Municipal.

Conexão do Saber
Projeto de inclusão digital que oferece, à comunidade, acesso ao ensino a distância, sistema de manutenção de bibliotecas e implantação de salas de aprendizado virtuais. Auxilia na administração escolar e pode ser aplicado em escolas públicas ou particulares. Já implantado em São José do Rio Preto, atende hoje cerca de 20 mil crianças de 38 escolas do município; em Penápolis, funciona em 10 escolas, beneficiando aproximadamente 2,5 mil alunos.

Sistema de Gestão de Materiais e Medicamentos
Batizado SIG2M, o projeto de pesquisa desenvolvido pela FEEC, em parceria com as prefeituras de Campinas e Guarulhos, prevê a implantação de software para gerenciamento de almoxarifado da área da saúde. Funciona em 70 postos de saúde de Campinas, abrangendo uma população de aproximadamente 700 mil pessoas, e em 80 postos de Guarulhos, os quais atendem cerca de 1,2 milhão de pessoas.

Gestão de Cadastro e de Programas Sociais
O projeto prevê a implantação de uma plataforma de cadastros sociais. Trata-se de uma ferramenta para gestão de problemas sociais. Será aplicado pela prefeitura de Campinas e abrangerá toda a população da cidade.

Cartão Cidadão
Projeto de parceria entre a Unicamp e a Empresa de Processamento de Dados de São José do Rio Preto. Prevê o cadastro de base única do cidadão, armazenando os dados do munícipe e de sua família.

CADSUS
O projeto, desenvolvido em parceria com a Prefeitura de Campinas, visa criar uma base de dados por meio da coleta de informações básicas dos cidadãos do município, gerando um cadastro que opere integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Telecentro
Parceria entre Unicamp, Ipes, Telefônica e Sanasa fomenta o uso de recursos oferecidos pela informática para a melhoria da qualidade de vida da população, promovendo a cidadania e a inclusão social. Já foi implantado no Jardim São Marcos, em Campinas.

Projeto Harpia
Desenvolvimento de software contra sonegação fiscal, por meio de parceria entre Unicamp, ITA e Receita Federal.

 

CONTATO
Fone: (19) 3521-5201
Fax: (19) 3521-5210
http://www.inova.unicamp.br/contato


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2006 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP