| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 307 - 24 de outubro a 5 de novembro de 2005
Leia nesta edição
.. Capa
.. Vanguarda e mito
.. Febre Aftosa
.. Nas bancas
.. Marx, ontem e hoje.
      E amanhã?
.. Colóquio
.. Lodo de esgoto
.. Painel da Semana
.. Teses
.. Livro da semana
   Unicamp na midia
   Portal Unicamp
.. Ciências de alimentos
.. Ergonomia na indústria
.. Cousas miudas
 

10

DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP Algumas notícias publicadas na semana que passou

UEL lança biblioteca digital baseada em sistema da Unicamp
[21/10/2005]
A Biblioteca Digital da Universidade Estadual de Londrina (UEL) foi lançada no dia 19. A unidade vai funcionar no prédio da Biblioteca Central da Universidade e terá como objetivo colocar à disposição de qualquer pessoa, pela internet, a produção científica da UEL. A Unicamp apoiou a criação da Biblioteca Digital. Forneceu gratuitamente o programa Nou-Rau, compatível com o banco de dados do sistema de bibliotecas da UEL. O mesmo programa também está sendo usado pela Unesp em sua biblioteca digital.

Governador Alckmin libera R$ 3,6 milhões para o HC
[20/10/2005]
O governador Geraldo Alckmin anunciou nesta quinta-feira, durante uma cerimônia ocorrida na Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), a liberação de R$ 3,6 milhões para o Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp. A verba será utilizada para compra de novos equipamentos e reforma de centros-cirúrgicos da unidade. A assinatura do convênio foi realizada pelo vice-reitor da Unicamp, professor Fernando Ferreira Costa. A Unicamp esteve representada na solenidade pelo pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Moreira Rodrigues da Silva; pelo superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino e por José Antonio Rocha Gontijo, diretor-associado da Faculdade de Ciências Médicas.

Em sua passagem por Campinas o governador iniciou elogiando os 20 anos de atividades do HC da Unicamp. “Uma história fecunda com inúmeros exemplos de excelência e qualidade para o ensino e a saúde pública, que nos orgulhamos muito”, disse o governador. Com os recursos serão adquiridos mais 30 itens especializados para cirurgias em geral, entre eles microscópio para neurocirurgia, bisturis a laser, monitores, aparelhos de anestesia, camas monitoradas etc. Fazem parte ainda do pacote três novos aparelhos de videolaparoscopia, que possibilitam procedimentos menos invasivos, com menor tempo de internação e bem estar dos pacientes, além de dois novos ultra-som doppler de última geração.

A primeira empresa junior da Unicamp faz 15 anos
[20/10/2005]
O Grupo de Estudos e Pesquisa em Engenharia de Alimentos (Gepea), empresa júnior de consultoria da Unicamp, chega aos 15 anos. A empresa foi a primeira das 18 que existem hoje na Universidade. Os membros do Grupo são alunos de graduação da Faculdade de Engenharia de Alimentos(FEA). Hoje, são 63 estudantes que cursam o segundo ou terceiro anos do curso. O Gepea conta hoje também com o apoio da faculdade, com professores e laboratórios. Além do professor orientador, o projeto também envolve a participação de um estagiário (pós ou graduando não-membro da empresa), cujo trabalho consiste em seguir os passos determinados pelo Gepea e pelo professor para o cumprimento do projeto. O objetivo é realizar uma consultoria de baixo custo, aliada à alta tecnologia para quem não tem condição de pagar por uma consultoria comum.

Alunos do IC ficam em primeiro lugar em simpósio
[19/10/2005]
Os alunos do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, André Augusto Ciré e Tony Minoru Tamura Lopes, foram ganhadores do primeiro lugar do Prêmio de Iniciação Científica do XXXVII Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (Sobrapo), realizado no período de 27 a 30 de setembro, na cidade de Gramado (RS). Alunos do último ano do curso de Ciências da Computação, eles foram orientados pelo professor Arnaldo Moura no trabalho intitulado “Hibridização de Programação por Restrições e Metaheuristicas Paralelas para o Escalonamento Integrado de Veículos e Trioulação”.

O trabalho, de acordo com os autores, trata do agendamento de veículos e motoristas para linhas de ônibus em grandes metrópoles, buscando reduzir recursos como número de horas extras de motoristas e de veículos utilizados, além de prover melhor qualidade no atendimento da demanda de passageiros. Tal agendamento envolve desde a criação da tabela de horários de partida dos ônibus até as escalas de trabalho dos motoristas.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP