Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 270 - de 18 a 24 de outubro de 2004
Leia nessa edição
Capa
Diário da Cátedra
O tipo da soja em 30 segundos
Parceria com a Renault
Polpa da laranja contra diabetes
A hora do reconhecimento
Fóruns
Visões sobre a fome
Superávit primário
Jovens de São Paulo:
   desemprego
Painel da semana
Teses da semana
Unicamp na mídia
O mundo gira
Unicamp e Sebrae
O império muda de ares
 

11

Unicamp e Sebrae fazem prospecção de patentes


RAQUEL DO CARMO SANTOS

O diretor-superintendente do Sebrae, José Luiz Ricca (à esq.), com o vice-reitor José Tadeu Jorge: análise de viabilidade econômica A Unicamp e o Sebrae-São Paulo vão realizar análise de viabilidade econômica de 60 patentes depositadas pela Universidade. A meta é definir já nos próximos seis meses os melhores caminhos para a introdução dos produtos no mercado. O convênio foi assinado hoje pela manhã, na Sala do Conselho Universitário, pelo coordenador geral da Universidade, José Tadeu Jorge, e pelo diretor-superintendente do Sebrae-SP, José Luiz Ricca.

Convênio tem duração de dois anos

Mais do que uma simples assinatura de contrato, Ricca acredita ser a construção de um novo modelo de desenvolvimento. “Estamos construindo uma ponte para atravessar o vácuo do conhecimento e atingir a sociedade. Todos aprenderão. Não temos a certeza ainda de quais caminhos iremos percorrer, mas sabemos que dará certo”, destacou. O professor Tadeu Jorge lembrou da parceria de longa data estabelecida com o Sebrae. “Este projeto se diferencia dos outros programas conjuntos porque é algo inédito. O contrato sela a intenção de atingir objetivos importantes para a sociedade brasileira”, afirma.

As análises serão realizadas utilizando-se metodologia definida. Desta forma, o trabalho contará com a bagagem do Sebrae nas informações sobre mercado e as formas de introduzir tecnologias. “Com o estudo também traremos informações para dentro da Universidade, criando oportunidades para pequenos empreendedores”, afirma o diretor-executivo da Agência de Inovação, Roberto Lotufo.

A parceria acontece no âmbito da Sebraetec Projetos, programa do Sebrae que visa transferir tecnologia dos principais centros de ensino e pesquisa do país para pequenos negócios, desenvolvendo, aperfeiçoando e racionalizando produtos e processos a um custo acessível. O contrato terá validade de dois anos.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP