Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 269 - de 11 a 17 de outubro de 2004
Leia nessa edição
Capa
Diário da Cátedra
Tese sobre petróleo é premiada
Disfunção erétil
Fórum permanente
Histórias pitorescas do AEL
Nação como projeto
Vargas revisto 50 anos depois
O Brasil no mapa do romance
Crescimento sustentado
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
Unicamp na mídia
Rotas do mosquito da dengue
Ciência e cotidiano
Asas do desejo
 

10




Folha de S. Paulo

5 de outubro - A Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ligada ao MEC (Ministério da Educação), reprovou em sua última avaliação da pós-graduação 55 cursos de universidades brasileiras que obtiveram conceitos “1” e “2”, de um total possível de 7 pontos. Assim como no triênio passado, a maioria dos cursos de pós-graduação mais bem avaliada no Sudeste pertence à USP (Universidade de São Paulo), Unicamp e a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Unifesp (Universidade Federal de São Paulo, conhecida como Escola Paulista de Medicina).

3 de outubro - Nem nos escritórios das grandes cidades, nem no meio rural. Trabalhar com agronegócios em laboratórios de alta tecnologia, cercado por tubos de ensaio, microscópios e computadores é uma opção rentável para os cientistas da agropecuária. Outro caminho é o próprio cientista se tornar empresário para capitalizar seus conhecimentos. Na Incubadora de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp), por exemplo, está instalada há dois anos a Bioware

Valor Econômico

5 de outubro - O presidente da Votorantim, Antônio Ermírio de Moraes, cobra do governo federal um plano de metas. “O país tem de ter uma meta, e essa meta tem que ser sagrada.Todos têm que ficar sabendo quais são essas metas e é assim que se cresce de maneira organizada.”. Duas frases de entrevista à “Folha de S.Paulo” (19/9/, pág. B3), na qual reclamou que o governo sequer pergunta aos empresários o que eles estão fazendo. Que desconhece os planos das empresas. Que não incentiva os que querem investir. Mesmo com boa cobertura de mídia, é quase certo que poucos tenham percebido a importância dessa inovação proposta pelo Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (NEPP), da Unicamp.

Gazeta Mercantil

4 de outubro - A greve dos bancários trouxe aos holofotes a divisão dessa categoria profissional no movimento sindical e reavivou uma questão discutida desde a ascensão do Partido dos Trabalhadores (PT) ao poder – até onde é bom para uma categoria que seus representantes sejam próximos ao governo? A preocupação com mudanças no perfil e no projeto político da central sindical não vem de agora. Em junho de 2003, ao fazer um trabalho sobre os delegados da CUT, o Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Unicamp (Cesit) observou que a participação da base no último congresso da entidade foi reduzida.

Correio Popular

4 de outubro - De 18 a 22 de outubro, o Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, promove a 1ª Mostra de Ciência no Cinema, em Campinas. O evento faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e tem por objetivo aproximar a população das discussões científicas e suscitar reflexões sobre os filmes da programação.

Topo

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2004 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP