| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 380 - 12 a 25 de novembro de 2007
Leia nesta edição
Capa
Riqueza nutricional do feijão
Neonazista na rede
IQ - Pioneiro em metalômica
Raios Cósmicos
Ecoturismo no Ribeira
Etanol
Severinô
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Destaques do Portal
Inovação tecnológica
Uva e vinho
 


10


DESTAQUES DO PORTAL DA UNICAMP NA ÚLTIMA SEMANA

O reitor José Tadeu Jorge assina o convênio com representantes da Campinas Decor (Foto: Dário Crispim)Unicamp e Campinas Decor
assinam convênio para 2008
[5/11/2007]
– O convênio para que a mostra do Campinas Decor de 2008 aconteça no Centro Cultural de Inclusão e Integração Social “Estação Guanabara” foi assinado no último dia 3 de novembro. Pela primeira vez o evento será num espaço tombado pelo Patrimônio Histórico, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp. O convênio foi assinado pelo reitor José Tadeu Jorge e pelas representantes da Campinas Decor, Sueli Cardoso e Stella Pastana Tozo. O Campinas Decor é um evento anual que vem sendo realizado há 12 anos na cidade, levando ao público as últimas tendências em arquitetura e em decoração.

Com o convênio firmado, serão efetuados, na Estação Guanabara, investimentos da ordem de R$ 4 milhões, sobretudo em restauro das fachadas externas, caixilhos, conservação preventiva nas paredes e nas garis metálicas, além de manutenção. Algumas pinturas artísticas do começo do século XX também serão restauradas, adiantou Marcos Tognon, assessor da Preac. Todas as instalações, segundo ele, serão feitas já prevendo uma nova fase na rotina do Centro Cultural. O trabalho será executado com o apoio do Condepac.

Tognon comenta que, durante os preparativos para a Campinas Decor, os profissionais da mostra terão ainda a oportunidade de freqüentar workshops ministrados por especialistas da Unicamp que trabalham de alguma forma com o patrimônio histórico. Metodologia de projeto de restauro, restauro e conservação de obras históricas e segurança em edifícios históricos serão alguns dos temas a serem abordados no evento, que ficará aberto à visitação por 50 dias.

O convênio prevê essas ações que serão acompanhadas de perto por uma comissão composta por um grupo da Unicamp, do Condepac e da Coordenadoria Setorial do Patrimônio Cultural (CSPC), ligada à Secretaria de Cultura, para estabelecer os critérios e mesmo as restrições para que os arquitetos escolham seus ambientes para a mostra. “Será um evento inédito num imóvel tombado. A Campinas Decor já foi realizada na Fazenda Pau D’Alho, que é um patrimônio histórico mas não tombado. Neste últimos anos, tem sido feita em algumas residências localizadas no bairro Taquaral”, contou Tognon. No ano passado, ocorreu em um condomínio de Campinas.

Além de ocupar as instalações internas da Estação Guanabara, a Mostra acontecerá na área livre e contará com a atuação de uma eficiente equipe de paisagistas, aproximadamente 50 arquitetos, cerca de mil empresas e 800 profissionais trabalhando no suporte ao evento. As obras já começam em dezembro.


Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP