Leia nesta edição
Capa
Reitores e a autonomia
Cartas
Carajás, Marte
Ministro Sérgio Rezende
Idade mínima
Fibra óptica, ano 30
Saúde e dor
Cultura de pescador
Fidel e Che
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Portal no JU
Livro da semana
Secador de papel reciclado
Galembeck e Joly
Obras do inconsciente
 


10

Unicamp na mídia

Folha de S. Paulo

12 de maio - A valorização do real em relação ao dólar foi responsável pela destruição de 152,4 mil empregos em seis setores da indústria entre fevereiro de 2006 e fevereiro deste ano, segundo cálculo de Marcio Pochmann, economista do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp.

Folha On Line

14 de maio - Embora, durante a visita de Bento 16 ao Brasil, tenha ocorrido uma tentativa de aproximação dele com o público, com aparições freqüentes na sacada do mosteiro de São Bento e acenos aos fiéis, religiosos e acadêmicos ouvidos pela Folha não acreditam que o desempenho do pontífice durante a visita será determinante para reacender o catolicismo do país. Eliane Moura, professora do Departamento de História da Unicamp, ressalta que grande parte dos compromissos do papa – como o encontro com bispos na Catedral da Sé e com jovens católicos no Pacaembu – refletiu a tentativa de intensificar o “espírito missionário” dos padres e leigos para difundir a religião.

O Estado de S. Paulo

14 de maio - O problema de jogar um eletrônico usado no lixo é que são justamente os aparelhos mais antigos que contêm mais substâncias tóxicas. Cádmio e níquel eram usados principalmente em baterias de celulares e notebooks, mas foram banidos por normas internacionais. Os aparelhos mais velhos ainda têm essas substâncias, que, em um aterro sanitário comum, contaminam o solo e os lençóis freáticos. O Brasil tem regulações para baterias e lâmpadas fluorescentes, mas não tem uma Política Nacional de Resíduos Sólidos. Há anos um projeto está no Congresso, sem decisão. “Faltam legislações mais modernas em abrangência, além de fiscalização”, diz a professora de química analítica Maria Izabel Bueno, da Unicamp.

13 de maio - Uma das principais causas da escassez de mão-de-obra qualificada no Brasil é o descompasso entre a oferta atual de cursos técnicos e a demanda de setores que crescem com mais força, como serviços e alguns segmentos da indústria. “Falta um sistema de ensino público profissionalizante que atenda às necessidades desses setores que crescem acima da média, como os de mineração e açúcar e álcool”, avalia o economista Márcio Pochmann, do Centro de Estudos de Economia Sindical e do Trabalho, da Unicamp.

EPTV. Com

14 de maio - A falta de professores na rede municipal prejudica o ano letivo em escolas de Campinas, onde crianças estão sem aula há quatro meses. Os pais reclamam e especialistas em educação avaliam que o tempo perdido dificilmente vai ser recuperado. Segundo a educadora Márcia Sigrist, professora da Unicamp, são prejudicados a comunidade, porque as crianças não se formam adequadamente para ajudá-la; as famílias, porque ficam sem instrumento para colaborar nesta formação; a escola, que tem seu projeto pedagógico interrompido; e, sobretudo, as crianças, que sofrem perdas cognitivas, afetivas e humanas irreparáveis..

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP