Leia nesta edição
Capa
Rede Alfa-Estrela
Cartas
Planos de saúde
Crendices e crentes
IEL
Mandarim 22 e 23
Remo
Peixes e Física
Epilepsia
Fotocondutividade
FOP
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
40 anos Unicamp
Livro da semana
Portal da Unicamp
Moradia estudantil
20 anos das Cênicas
 


FOP remodela clínica para
aumentar segurança no
atendimento a pacientes

MARIA ALICE DA CRUZ

O diretor da FOP, Thales Rocha Mattos Filho. mostra ao reitor José Tadeu Jorge equipamentos na ala de consultórios (Foto: Neldo Cantanti)A Faculdade de Odontologia de Piracicaba inaugurou no último dia 3 sua Clínica Odontológica de Graduação. A remodelação do prédio foi feita cumprindo as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Para que os mais de 16 mil pacientes atendidos pela unidade não fiquem expostos ao risco de contaminação – e embora nenhum caso tenha sido registrado até hoje –, todos os ambientes envolvidos no atendimento estão reunidos num mesmo prédio, minimizando assim a circulação de pessoas pelo interior da clínica. “Para ter acesso aos armários coletivos e à área de esterilização, os alunos tinham de transitar pela clínica”, explica o diretor da FOP, Thales Rocha Mattos Filho.

Normas são seguidas mesmo sem casos de contaminação

Agora com a reforma, os armários coletivos ficam em uma sala anexa, e a esterilização, antes feita em lugares diferentes, é realizada em um centro de esterilização, com fluxo único. Os instrumentos entram por uma porta e saem por outra, depois de passar por processo de secagem na estufa, empacotamento e autoclave. “Graças às mudanças, as pessoas não precisarão mais transitar várias vezes pela clínica para ter acesso à área de esterilização”, acrescenta o diretor.

Além de atender aos padrões da Anvisa, a clínica qualifica o ensino de graduação e extensão, na opinião do reitor da Unicamp, José Tadeu Jorge, já que o atendimento à população de Piracicaba é feito por graduandos orientados por professores. O objetivo da reforma, segundo o reitor, é justamente a prevenção, já que até hoje não houve nenhum caso de contaminação na FOP. Ele explicou que as mudanças são sempre necessárias, pois as normas são constantemente reformuladas e cada vez mais exigentes.

Investimento – A obra contou com um investimento de R$ 206 mil, providos de recursos orçamentários. A verba foi utilizada também para a aquisição de um equipamento de raio X, duas autoclaves e uma processadora de película. Também estava entre os planos de ação da FOP a infra-estrutura do Departamento de Diretoria de Informática. A área física inaugurada na quarta-feira agrupa os setores de Assessoria de Comunicação e Apoio a Eventos, Administração de Redes e Desenvolvimento, Computação Gráfica e Editoração, Manutenção e Conectividade, Apoio Computacional e Produção de Vídeo.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP