Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 289 - 23 de maio a 5 de junho de 2005
Leia nesta edição
Capa
Cartas
Células cancerígenas
Na mesa dos latinos-
    americanos
Naturezacuida da natureza
Estagnação da economia
Indicadores de CT&I
Matemática
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal da Unicamp
Tratado de cardiologia
Prêmios
História bem contada
 

10

Destaques do Portal da Unicamp
Algumas das notícias publicadas na semana que passou

Gás natural: proposta de reversão da política neoliberal rende prêmio [19/5/2005] - A proposta de reversão do quadro neoliberal para a política energética do país garantiu ao mestrando do Instituto de Economia, José Augusto Gaspar Ruas, o segundo lugar do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia 2004, na categoria Jovem Pesquisador. O prêmio, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco) e pela Reunião Especializada de Ciência e Tecnologia (RECyT), visa reconhecer trabalhos que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros do Mercosul. A pesquisa de Ruas, "Elementos para uma nova agenda de pesquisas em políticas de integração energética no Mercosul", representa parte do trabalho em andamento na dissertação de mestrado. De acordo com seu estudo, desde a década de 90 muito se tem falado sobre o eixo de integração energética em conjunto com a energia elétrica para os países do Mercosul. "O Brasil era um dos maiores potenciais em consumo de gás natural enquanto a Bolívia e Argentina eram os exportadores. Não se imaginava que este quadro reverteria", declara. Hoje o Brasil descobriu reservas de gás natural e mudou o cenário energético.

FEF vence Calouríadas. Engenharia Química fica em segundo
[18/5/2005] - Depois de seis semanas de competições e 149 partidas, as Calouríadas chegaram ao final com a Faculdade de Educação Física campeã geral e a Engenharia Química em segundo lugar. A competição esportiva que envolveu os novos alunos da Universidade teve ainda a Medicina e a Química empatadas na terceira posição.Participaram dos jogos por equipe e individuais 19 atléticas.

Filha da Unicamp: Ci&T cria novo centro de desenvolvimento com apoio do BNDES
[18/5/2005] - A Ci&T, empresa constituída por ex-alunos da Unicamp e que mantém um laboratório de software na Universidade, acaba de receber do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a aprovação de um investimento de R$ 7,1 milhões, com a contrapartida de R$ 1,1 milhão com recursos próprios. A operação estruturada de financiamento e participação no capital da empresa Ci&T é destinada a investimentos em infra-estrutura, treinamento, qualidade, pesquisa, desenvolvimento, marketing, comercialização, além da abertura de uma nova fábrica de software e instalação de escritório comercial nos Estados Unidos.

Atletismo da Unicamp conquista bons resultados no Ibirapuera
[16/5/2005] - A equipe de atletismo da Unicamp participou da segunda etapa torneio de atletismo Universitario, que foi realizado na pista de atletismo do Ibirapuera, em São Paulo. No feminino a atleta Cristina Mata (FEF) conquistou duas medalhas, uma de ouro nos 3000 metros feminino e uma de bronze nos 800 metros feminino.Luiza Piovanna(Medicina) conquistou outro bom resultado, ficando em segundo lugar no arremesso de peso feminino. No salto triplo masculino, o atleta José de Ribamar (doutorando da FEQ) foi o terceiro. Ele ainda disputou a final no salto em distancia, obtendo o sexto lugar. Na prova mais concorrida do dia, os 100 metros masculino, com 42 atletas, a Unicamp conseguiu duas vagas na final: Marcio de Oliveira (Feagri) foi o quarto na prova final e Tiago Russomanno (FEF), o oitavo.

Emoção e reflexão: de tudo um pouco durante seminário
[18/5/2005] - Os três auditórios do Centro de Convenções lotados. Jovens, adultos e, até mesmo, crianças, todos reunidos em torno de um nome: Paulo Freire. "Poucos pensadores reúnem em um mesmo evento um público tão heterogêneo", destacou o pró-reitor de Graduação, professor Edgard Dedecca – representante do reitor José Tadeu Jorge – durante a abertura do 3º Seminário Paulo Freire. As inscrições somaram perto de mil e, por pouco, o espaço para convenções da Universidade não suporta o contingente de professores e especialistas no assunto interessados em prestar uma homenagem ao educador e pensador que revolucionou o método pedagógico. A presença da professora Ana Maria Freire, esposa de Paulo Freire, evidenciou ainda mais o sucesso da empreitada. Não era para menos, que o idealizador do seminário, Genésio Mesquita – responsável pelo projeto Biblioteca Popular Paulo Freire – se emocionasse. "Há um ano espero por este dia. Me esforcei durante todo esse tempo para trazer a professora Ana Maria e hoje o sonho se concretiza", declara Mesquita. Para encerrar a abertura, os alunos da primeira e da segunda série do Colégio Progresso cantaram e encantaram a platéia nas apresentações com músicas regionais.

Veja notas detalhadas

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
Exercícios na água (Foto: Antoninho Perri)Para o Mínimo voltar a ser Grande (Foto: Antoninho Perri)Ilha dos hemafroditas (Foto: Divulagação)Processamento do presunto cru (Foto: Antoninho Perri)Fim à gasolina adulterada (Foto: Antoninho Perri)