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Sistema reduz tempo de medição de
consumo de óleo em bancada de motor

O engenheiro Omar Hildinger: “Um dos grandes desafios dos fabricantes é alcançar a precisão nas medidas de consumo de óleo lubrificante”. (Foto : Divulgação)O tempo de testes com grau confiável de precisão para medir consumo de óleo lubrificante em bancadas de motores diesel foi reduzido de 60 horas para 10, graças a um sistema inovador desenvolvido pelo engenheiro mecânico Omar Hildinger. A descrição do novo método, que pode ser interessante principalmente para empresas fabricantes de motores, consta da dissertação de mestrado profissional de Hildinger apresentada na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), sob orientação do professor Luiz Felipe Mendes de Moura. Além de um custo bem inferior, em comparação às técnicas convencionais, o sistema traz em sua concepção um apelo ambiental significativo, pois, reduzindo o tempo de testes, diminui-se também a emissão de gases na atmosfera. Ademais, o gasto com combustível cai consideravelmente, uma vez que seis mil litros de combustível necessários para rodar o motor de grande porte por 100 horas na bancada custam, em média, R$ 12 mil.

"Na verdade, um dos grandes desafios das fabricantes é alcançar alto nível de precisão nas medidas de consumo de óleo lubrificante. Este aspecto atesta a eficiência do motor e contribui para otimizar o seu funcionamento para o consumidor final, para quem, a boa e velha vareta serve bem para mensurar a necessidade de completar o nível de óleo e manter o motor funcionando adequadamente. Mas, para a indústria, este aspecto ganha outra dimensão, uma vez que os testes são feitos em escalas bem maiores, seja na etapa de desenvolvimento do motor, seja para diagnosticar algum defeito depois de instalado no veículo", explica o engenheiro.

Cada vez que o motor precisa ser rodado em uma bancada são necessárias entre 60 e 100 horas de funcionamento. Muitas vezes, esta tarefa se repete por duas ou três vezes para se descobrir a causa de uma reclamação ou a peça que não está funcionando de forma adequada. Com este quadro, conta o engenheiro, já se consegue imaginar como é rotineira a prática nas empresas e o custo elevado para promovê-la, sem contar a questão da precisão, que também encontra um grau de subjetividade. Uma das formas usuais é a pesagem do óleo antes de ser colocado no motor e no final dos testes para aferição de quanto foi gasto efetivamente. "Um sistema simples e pouco preciso, mas possível mensurar só após ter rodado o motor no mínimo por 60 horas", explica.

Neste sentido, o "pulo do gato", segundo Omar Hildinger, foi encontrar uma forma de medir o consumo de óleo lubrificante, apenas instalando um medidor de pressão diferencial no carter do motor - o reservatório do óleo. Com isso, as medidas são feitas com precisão e as pequenas variações são possíveis de se observar em reduzido espaço de tempo. O medidor consiste em um dispositivo já vendido comercialmente a um custo baixo, mas nunca pensado para medição de consumo de óleo. Para completar o sistema inovador, Hildinger contou com o conhecimento acumulado de 13 anos trabalhando na fabricação de motores diesel para caminhões e desenvolveu técnicas para os cálculos das medidas.

O engenheiro destaca que o método não é sofisticado ou carece de altos investimentos. Pelo contrário, os valores gastos não chegam a mil dólares. Diferente, por exemplo, de grandes montadoras que investem quantias próximas a um milhão de dólares para adquirir equipamentos mais precisos e que realizam os testes em duas horas. No caso da pesquisa da FEM, o limite de horas alcançadas para testes precisos foi de 10 horas, mas ainda assim compensa pelo custo-benefício.

Hildinger revela também que outros testes podem ser feitos no sentido de otimizar o sistema. "São poucos os investimentos em pesquisas nesta linha. Em geral, os fabricantes compram os equipamentos já prontos e, com isso, o Brasil fica à margem nesses estudos, mesmo com tantos fabricantes nacionais. Há que se considerar que, devido ao baixo custo, este tipo de sistema é perfeitamente viável para instalação em dez ou 20 bancadas de testes com custo mínimo", esclarece.



 
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