Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 254 - de 31 de maio a 6 de junho de 2004
Leia nessa edição
Capa
Artigo: O Vestibular
Impactos: atuação de lobistas
Colírio para olho seco
HC: balanco positivo
Programa inédito: Vestibular
Perfil Social do estudante
 da Unicamp
Purificação da água
  Castanha na farinha de
   mandioca
Velocidade dos nanocristais
Painel da semana
Unicamp na mídia
Oportunidades
Teses da semana
Transferência de tecnologia
Fóruns permanentes
A Arte mais brasileira
 


Consu cria programa inédito de inclusão da escola pública

Cisterma seca no sertão nordestino: abastecimento de água por meio de pequenos é uma das prioridades da equipe de avaliação e do Banco Mundial


Com 62 votos a favor e duas abstenções, o Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou no último dia 25 (foto) um programa inédito para uma maior inclusão da escola pública em seus cursos de graduação. O programa, que não faz reserva de vagas nem passa pelo sistema de cotas, tem por objetivo atrair os alunos mais capazes e ao mesmo tempo fazer inclusão social levando em conta, a um só tempo, a autonomia universitária, a qualificação e o mérito dos candidatos. Estudo da Comissão de Vestibulares da Unicamp que deu origem ao programa demonstrou que, dos estudantes que obtiveram notas semelhantes no exame vestibular, aqueles que cursaram o ensino médio na escola pública apresentaram desempenho superior durante o curso. Páginas 2, 5, 6 e 7.


Tese analisa atuação e estratégias de lobistas

Tese de doutorado da cientista política Andréa Cristina de Jesus Oliveira investiga a relação dos lobistas com os poderes Legislativo e Executivo. A pesquisa analisa também as estratégias adotadas pelos profissionais para alcançar seus objetivos.

Água potável em comunidades rurais

Pesquisa do professor José Euclides Stipp Paterniani, da Feagri, torna potável água consumida em comunidades rurais.

Futuro chega rápido com nanocristais

Lázaro Padilha Jr., doutorando do Instituto de Física da Unicamp, ganha prêmio Elsevier por pesquisa com pontos quânticos.

A tonalidade verde e amarela da arte

Livro analisa discurso de críticos como Mário Pedrosa e Ferreira Gullar dando cunho nacionalista às nossas artes plásticas.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP