| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 312 - 19 a 26 de dezembro de 2005
Leia nesta edição
Capa
Artigo
Cartas
Celular não dá câncer
Prêmio Zeferino Vaz
Jovem Cientista
Fórum de Inovação Tecnológica
Mercado de Trabalho
Honoris Causa
Nas Bancas
Caism
Painel da Semana
Teses
Unicamp na Mídia
Portal Unicamp
Tradução de Hilda Hilst
Mineração em terras indígenas
Práticas amorosas
 

4

Cerimônia realizada em Brasília no último dia 13
reuniu ministros e autoridades da área da Educação

Para reitor, 'Jovem Cientista'
reflete qualidade da Unicamp

RAQUEL DO CARMO SANTOS

O reitor José Tadeu Jorge, com o diploma de Mérito Institucional, é cumprimentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Carlos Cruz - CNPq)O reitor da Unicamp, professor José Tadeu Jorge, recebeu no último dia 13, em Brasília, o diploma da categoria Mérito Institucional do 21º Prêmio Jovem Cientista – um dos prêmios mais importantes de incentivo à pesquisa científica no país. A Unicamp foi a instituição com maior número de pesquisas com mérito científico inscritas no concurso. Participou com 24 trabalhos de um total de 181 que versavam sobre o tema “Sangue: Fluido da vida”. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez a entrega do prêmio aos primeiros colocados, ao lado dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende; das Comunicações, Hélio Costa; do presidente do CNPq, Erney Plessmann de Camargo; do vice-presidente das Organizações Globo e presidente da Fundação Roberto Marinho, José Roberto Marinho; do presidente do Grupo Gerdau, Jorge Gerdau e do diretor de Projetos Especiais da Eletrobrás, Ruy Castelo Branco de Castro.

Unicamp foi contemplada em outras duas categorias

Para o reitor José Tadeu Jorge, que recebeu o prêmio Mérito Institucional das mãos do presidente do CNPq, Erney Camargo, “os prêmios atribuídos à Unicamp e a seus alunos, nesta edição do Jovem Cientista, são um reconhecimento do modelo de qualidade de ensino associado à produção de conhecimento praticado pela instituição. Esse reconhecimento serve de estímulo para que a Unicamp prossiga nesse caminho e aprimore ainda mais a excelência de sua estrutura acadêmica”.

Em seu discurso, o presidente Lula destacou a importância dos programas de valorização da educação e da pesquisa no país. Segundo o presidente, o prêmio incentiva os jovens de todas as classes sociais e pode ser considerado um dos maiores estímulos ao desenvolvimento da ciência no Brasil. “O prêmio Jovem Cientista é um exemplo do que os jovens podem fazer pelo nosso país. Quando cheguei aqui, tinha dúvidas em relação ao nosso futuro. Mas ao ver jovens tão competentes e criativos, confio neste futuro”, avaliou Lula.

Além da categoria de Mérito Institucional, outros dois prêmios foram concedidos para pesquisas realizadas nos laboratórios da Universidade. Na categoria “Graduado”, o segundo lugar ficou para a doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Adriana da Silva Santos Duarte, com um estudo que demonstrou os primeiros resultados de pesquisas com o gene PP2500 presente nos pacientes com o câncer mieloma múltiplo. Aluno do quinto ano de Medicina, Samuel de Souza Medina também foi contemplado. Obteve a segunda colocação na categoria “Estudante de Ensino Superior”. Medina estudou a expressão da proteína Formina leucocitária humana nas células normais e tumorais.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2005 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP